Facchini

Randon New R

Quase 90% de caminhão Volvo é reciclável

A palavra do momento no mundo corporativo é sustentabilidade, grandes companhias buscam, hoje, além de maior participação no mercado, desenvolver soluções que agridam menos o meio ambiente e, com a Volvo, não é diferente. A montadora sueca afirma que, atualmente, quase 90% de um caminhão da marca pode ser reciclado.
"Temos que pensar no meio ambiente, em nossos recursos e nas futuras gerações", diz Lars Martensson, diretor de meio ambiente de caminhões da empresa. "Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da marca, e a sustentabilidade ambiental está presente em todos os processos e produtos da empresa", diz o executivo.
O dirigente lembra ainda que os ganhos com a reciclagem não são somente ambientais, mas também econômicos. "No futuro, poderá haver escassez de metais e quando os preços subirem, será necessário reciclar mais ainda", destaca Martensson.
No processo, as peças em boas condições podem ser usadas novamente, outras são recicladas ou utilizadas como fonte de energia. Os materiais de fabricação são selecionados tendo em mente a reciclagem.
Os itens que podem ser reciclados incluem: baterias; discos/tambores de freios; pneus e borracha; parte eletrônica; vidro; glicol; gás do ar condicionado; lâmpada; abafadores de ruídos; metais em geral; motor caixa de eixo; óleo e filtro de óleo.
Dentre estes componentes vale destacar a bateria, que, em bom estado, pode ser renovada e vendida. Ao reciclar, 60% do peso é chumbo, que pode ser fundido e utilizado em novas baterias. Cerca de 30% é ácido sulfúrico que pode ser neutralizado e convertido em água. O restante é plástico que pode ser transformado em energia.
Até mesmo o gás do ar-condicionado, o R134a (HFC), se não estiver contaminado com derivados de petróleo, pode ser reutilizado após a limpeza. Contaminado com óleo, é queimado e transformado em energia.
Os itens de metais podem ser fundidos e se tornarem novas peças e os de borracha podem virar carpetes e cones para trânsito.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA