Facchini

Grupo MAN no primeiro trimestre de 2010: Tendência de alta na entrada de pedidos


Grupo MAN= 2010 / 2009 / Alteração

Milhões de €= Q1 / Q1 / em %
Entrada de pedidos= 3523/ 2290 / 54
Faturamento= 3122/ 2556 /22
Resultado Operacional= 128/ 100 / 28

- Impulso de crescimento dos países do BRIC
- Aumento da entrada de pedidos em todas as áreas
- Faturamento e resultado operacional estável frente ao trimestre anterior
- Veículos Comerciais com resultado levemente positivo
- Engenharia de Motor no âmbito das expectativas
- Fluxo de caixa da atividade comercial de 499 milhões de euros (141 milhões de euros)
- Perspectiva 2010: esperado prosseguimento da tendência positiva

A nossos acionistas

Tendência positiva, estratégia BRIC mostra-se correta

Caros acionistas,

Com o presente relatório tri-mestral, a MAN se mostra em sua nova estrutura, com suas áreas de negócios nas áreas de Veículos Comerciais e En-genharia de Motor. Ambas as áreas de negócios são consi-deradas setores de forte cres-cimento e grandes potenciais nos mercados mundiais. A área de Veículos Comerciais abran-ge as áreas MAN Nutzfahrzeu-ge (MAN Veículos Comerciais) e MAN Latin America. Enge-nharia de Motor compõe-se de MAN Diesel & Turbo e Renk.
As condições comerciais me-lhoraram no primeiro trimestre de 2010 em comparação ao mesmo período do ano passa-do. Os sinais de uma recupe-ração ainda são tímidos, no entanto se multiplicam. Tam-bém a MAN registrou no pri-meiro trimestre de 2010 uma tendência positiva. A entrada de pedidos, de 3,5 bilhões de euros, foi significativamente superior que ao igual período do ano anterior. Excluído o resultado da MAN Latin Ameri-ca, cujos valores do primeiro trimestre de 2009 ainda não haviam sido considerados, o aumento foi de 23%. A melhora foi registrada em todas as áreas.
O faturamento, de 3,1 bilhões de euros, permaneceu estável no nível dos trimestres anterio-res. Frente ao período trimes-tral do ano anterior, houve um crescimento de 22%, que se atribui à aquisição da MAN Latin America. A nova área vendeu primeiro trimestre 16 240 veículos, um recorde histórico. O mercado europeu de veículos comerciais, ao contrário, recupera-se apenas vagarosamente da crise eco-nômico-financeira. A área de veículos comerciais MAN Nutz-fahrzeuge, com 1,5 bilhão de euros, apresentou um fatura-mento menor que no período trimestral do ano passado. No total, a área de negócios Commercial Vehicles realizou um faturamento de 2,2 bilhões de euros. Na área de negócios Power Engineering, o fatura-mento de 974 milhões de euros permaneceu constante. Espe-cialmente forte mostraram-se os setores de Power Plants, com um aumento de 45 %, e Turbomachinery com 15 %.
Numa situação de mercado no geral ainda difícil, a MAN reali-zou um resultado operacional no primeiro trimestre de 128 milhões de euros, o que representa um aumento de 28 % sobre o igual período do ano anterior. Deste valor, 118 milhões de euros provêem da área de negócios de Enge-nharia de Motor. A área de Veículos Comerciais foi susten-tada pelo bom resultado da MAN Latin America e realizou no total um resultado positivo de 13 milhões de euros.
Independente destes números, a MAN não desistirá de conti-nuar a reduzir seus custos e aumentar sua eficiência, objeti-vando o mesmo sucesso que no ano de 2009. O resultado é complementado por um persis-tente Working Capital Mana-gement. Também o fluxo de caixa da atividade comercial, com 499 milhões de euros no primeiro trimestre, permaneceu estável em bom nível.
Os resultados trimestrais mos-tram, que a internacionalização com foco nos Estados BRIC já traz bons frutos. A MAN, com seus investimentos nestes mercados emergentes, está num caminho muito bom, man-tendo intacta sua história de crescimento, mesmo que nós devamos contar primeiramente com um baixo crescimento na Europa. Deste modo, torna-se mais importante a concretiza-ção dos potenciais nestes países em forte crescimento.
Grandes oportunidades de crescimento existem nos seto-res, que a MAN ocupa: trans-porte e energia. Nestes setores possuímos Know-how, posi-ções de liderança de mercado e consideráveis potenciais de expansão, não por último em razão de possibilidades tecno-lógicas na área de proteção ambiental. Todas estas possibilidades serão aproveitadas e desenvolvidas com eficiência.
Mostramos continuidade tam-bém em nossa política de divi-dendos. A Assembléia Geral decidiu, em 1º de abril de 2010, que deverão ser distribuídos 25 centavos de euro por ação. Isto reflete de modo adequado, de nosso ponto de vista, as realidades econômicas da MAN e do entorno da empresa nestes tempos difíceis.
A área de negócios Commerci-al Vehicles deverá apresentar melhoras durante todo o ano fiscal de 2010, desde que a tendência positiva do mercado europeu de veículos comerciais prossiga como o esperado. Na área de negócios Power Engi-neering conta-se com um leve recuo no faturamento. Os ren-dimentos sobre o faturamento, no entanto, deverão estar aci-ma da atual meta de 8,5 %. A MAN está bem posicionada, para aproveitar as chances da recuperação da conjuntura.

Dr.-Ing. Georg Pachta-Reyhofen
Presidente do Grupo MAN

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA