Facchini

Scania apresenta série especial em comemoração aos 45 anos de presença na Argentina

Scania/Divulgação

Limitada em apenas 45 unidades, nova série especial marca a introdução de novas tecnologias, como, a caixa de câmbio G33CM e suspensor de eixo nas versões 6x4

Para celebrar os 45 anos ininterruptos de presença no mercado argentino, a Scania apresentou ao país vizinho nesta quarta-feira (31), uma nova série especial. Limitada em apenas 45 unidades, uma para cada ano de história, a série se destaca pelo visual único e pela estreia de novos recursos que priorizam a otimização de custos operacionais, consumo de combustível, segurança e conforto.

Em relação a estética, a nova série especial se destaca pela combinação de duas cores, Branco Distinto e Azul Celeste, ambas em referência a bandeira Argentina, e complementadas pelo grifo com linhas mais agressivas e modernas. Os modelos também contam com a inscrição 45 nas portas e numeração de #01 a #45 no quebra-sol, acompanhada da frase "Edição Limitada", realçando assim a total exclusividade. 

Projetada para atender operações rodoviárias regionais e de longas distâncias, a nova edição limitada Scania conta com cabine R e três versões de motorização e configuração de eixos, sendo, R 500 4x2, R 500 6x2, ambas com motor de 13 litros, 500 cv e 2.550 Nm de torque, e R 540 6x4, também com motor de 13 litros, mas 540 cv e 2.700 Nm de torque.

A lista de atributos da nova série ainda é complementada pela presença de carenagens laterais, spolier dianteiro, defletores de ar ajustados eletricamente e lanternas traseiras integradas nos para-lamas, além de tanques com capacidade para até 890 litros de diesel na versão 4x2 e 800 litros nas versões 6x2 e 6x4.

Além celebrar a história no mercado argentino, a nova série limitada também marca a estreia de duas importantes tecnologias, a nova caixa de câmbio G33CM e a opção de suspensor de eixo nas versões 6x4.


Fabricada na própria Argentina, mais precisamente na planta industrial de Tucumán, e exportada para o mundo todo, a nova caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise conta com 14 marchas e sistema overdrive, com até 4 marchas reversas programáveis ​​e 1 marcha lenta. Além disso, a nova transmissão se destaca por ser 60 kg mais leve e por garantir uma redução de 1% no consumo de combustível. 

Já o novo sistema de suspensor de eixo para as versões 6x4, se destaca por entregar uma redução de até 6% no consumo de combustível, economia de pneus e redução do raio de giro. Com a introdução da novidade, a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a contar com a tecnologia.

A nova edição limitada da Scania também não deixa a desejar em relação a segurança. Além dos sistemas ativos e passivos que vêm de fábrica em todas as cabines da série R, como o Cruise Control Adaptativo (AiCC), Freio de Emergência Avançado (AEB) e Alerta de Mudança de Faixa (LDW), os modelos que compõem a série especial também conta com cinto de segurança vermelho, airbag no volante e airbag de cortina.

Pensando no conforto do motorista, a nova série limitada também conta com painel totalmente estofado com materiais macios, volante em couro, mesa suspensa do lado do passageiro para uso do motorista e beliche extensível em até 1 metro de largura (a mais larga do mercado). Na parte externa o conforto ainda é aprimorado pela presença da suspensão pneumática em todos os eixos, inclusive no dianteiro.


Scania na Argentina
Em 26 de março de 1976, a Scania iniciou a produção no país na fábrica de Colombres, em Tucumán. Hoje, esta é uma das duas fábricas de usinagem de componentes de transmissão da marca (a outra está localizada na Suécia) e seus produtos equipam veículos Scania em todo o mundo.

Scania/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA