Facchini

Kenworth apresenta nova linha de caminhões médios

Kenworth/Divulgação

Nova linha de caminhões médios estreia na América do Norte com quatro modelos convencionais e dois vocacionais

A Kenworth, marca pertencente ao Grupo Paccar, segue atualizando o portfólio de caminhões na América do Norte. Nesta segunda-feira, 5 de abril, o Canadá e os Estados unidos conheceram a nova linha de caminhões médios, composta por quatro modelos convencionais, T180, T280, T380 e T480, além de dois vocacionais, T380V e T480V.

“Nossa nova linha define novos padrões de qualidade, desempenho, confiabilidade e durabilidade em todas as diversas aplicações de serviço médio nos mercados dos Estados Unidos e Canadá. Esses modelos Kenworth possuem versatilidade e capacidade de manobra excelentes, cabine espaçosa com 2,1 metros de largura, visibilidade excepcional e ergonomia focada no motorista e nova transmissão PACCAR TX-8. Nossos novos caminhões médios são um resultado impressionante da melhor linha de produtos do mundo”, disse Kevin Baney, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da PACCAR.

“A Kenworth alcançou uma participação recorde de 11,7% nas vendas de caminhões médios no varejo para os EUA e Canadá em 2020. Os novos e excepcionais modelos convencionais de serviço médio da Kenworth irão expandir ainda mais a presença da marca no mercado de caminhões. Frotistas e motoristas descobrirão os enormes benefícios de operar esses novos veículos médios Kenworth e contar com eles para fornecer um desempenho excepcional ao longo de muitos anos de serviço ”, disse Laura Bloch, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth.

Kenworth T480V
Trem de força
A nova linha de caminhões médios Kenworth estreia na América do Norte com três opções de motorização, sendo, PACCAR PX-7 de 325 cavalos de potência, PACCAR PX-9 de 380 cavalos de potência e pela primeira vez com a possibilidade de ser equipado com o motor a gás Cummins Westport L9 de 320 cavalos de potência e zero emissões.

Todas as três motorizações são combinadas de série com a transmissão automática de 8 velocidades PACCAR TX-8, que se destaca pela combinação entre robustez, leveza, desempenho suave e significativa economia de combustível.


Cabine
Os novos caminhões médios Kenworth também contam com duas opções de cabine, teto baixo (63 polegadas de altura) e teto alto (67 polegadas de altura), ambas desenvolvidas com base na opinião de mais de 500 pessoas que participaram  das etapas de estudos e projeto da nova linha.

“Projetamos esses novos caminhões médios Kenworth com nossos clientes. Nos últimos anos, a Kenworth buscou ativamente, ouvir e coletar informações e feedbacks inestimáveis ​​de quase 1.000 clientes e motoristas em todo o extenso processo de design”, disse Joe Adams, engenheiro-chefe da Kenworth. “Os insights importantes de cada cliente foram essenciais para desenvolver os melhores veículos de serviço médio do mundo.”

Quando comparadas com a versão anterior, as novas cabines médias Kenworth conta com 2,1 metros de largura, 8 polegadas a mais. Destaca-se ainda a presença de um novo parabrisa que amplia em até 17% a visibilidade, nova inclinação do capô, redução de até 50% no ruído interno, ampla variedade de opções de assentos e encostos, além de redução de 2 polegadas na altura em relação ao solo, dependendo da configuração, característica que amplia significativamente o conforto de motoristas e passageiros, especialmente aqueles que atuam em operações de coleta e entrega dentro de cidades.

O design marcante da nova cabine é completado ainda pela nova grade frontal. Batizada de Aero Grille e construída em aço inoxidável de alto brilho, a nova grade garante maior durabilidade e proteção contra insetos e elementos sólidos presentes no ar.

Já a robustez é assegurada por três opções de para-choques, sendo, padrão em uma peça, tripartido ou vocacional com opções de gancho para reboque, faróis de neblina, luzes diurnas (DRL) e outros suportes.

Kenworth/Divulgação
Tecnologia 
Assim como os novos modelos extrapesados da Kenworth, a linha de caminhões médios também não deixa a desejar no quesito tecnologia. Os modelos trazem como principal novidade um novo painel de instrumentos que combina quatro medidores analógicos com um novo display 100% digital de 7 polegadas, garantindo assim o máximo de informações relevantes aos motoristas.

A conectividade ainda é aprimorada pela presença de novas portas USB, conexão Bluetooth e portas de alimentação de 12V.

Kenworth T280

Segurança
Já a segurança dos novos caminhões médios Kenworth ficam a cargo de quatro importantes tecnologias de última geração, sendo, um sistema de controle de cruzeiro adaptativo, sistema de alerta e mitigação de colisões, sistema de detecção de objetos em pontos cegos e sistema de alerta de evasão de faixas.

Kenworth T180

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA