Facchini

Rimatur adquire mais 33 ônibus Mercedes-Benz OF 1621 para fretamento

Mercedes-Benz/Divulgação

Referência no setor, Rimatur foi parceira da Mercedes-Benz na idealização do projeto do OF 1621, chassi desenvolvido especificamente para fretamento

Primeira empresa a adquirir o chassi de ônibus OF 1621 da Mercedes-Benz, modelo desenvolvido para fretamento e lançado em novembro do ano passado, a Rimatur Transportes, de Curitiba, capital do Paraná, acaba de ampliar o pedido para 33 unidades. Equipados com carroceria Marcopolo, os ônibus estão previstos para serem entregues até o mês de abril.

“Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários”, diz Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur. “Em função disso, sugerimos aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras um ônibus que assegurasse ótima capacidade de assentos, mas que não precisasse de um PBT tão alto, daí a solução ideal com a versão de 16,5 toneladas e sem toalete. Isso resultou num veículo mais leve, concebido especificamente para fretamento, e nossa expectativa é obter economia no consumo de combustível e também com pastilhas de freio. Além disso, o balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de ataque, facilitando a manobrabilidade nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo”.

Atualmente a Rimatur é considerada a maior empresa de fretamento da região Sul e uma das maiores do País. Tendo o fretamento contínuo como atividade principal, a empresa atua no transporte de funcionários de call center e de polos industriais localizados em São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.


Custo atrativo e excelente capacidade operacional
Resultado da observação de demandas de empresas como a Rimatur, o Mercedes-Benz OF 1621 foi desenvolvido especificamente para operações de fretamento. Com PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas e motor OM 924 LA de 208 cv, o modelo está apto para receber carrocerias com até 12,55 metros de comprimento, o que possibilita a instalação de até 48 assentos para passageiros mais DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e conforto de acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento de fretamento. O diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especialmente para o fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com custo mais atrativo sem abrir mão do maior número possível de assentos”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, o grande objetivo desse produto é atender a demanda elevada do fretamento, com maior eficiência, mais qualidade e menor custo”.

Segundo o executivo, na pandemia, o segmento de fretamento segue em alta. “As empresas do setor estão precisando ampliar o número de ônibus em operação, a fim de atender demandas de seus clientes, visando reduzir o número de pessoas por veículo e garantir o distanciamento por conta da Covid-19”.

O Mercedes-Benz OF 1621 ainda traz como diferencial, entreeixos de 5.950 mm com balanços dianteiro e traseiro curtos, característica que possibilita a acomodação de tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, baterias, sistema pós-tratamento dos gases de escape, preparação para ar condicionado e outros itens sem há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi.

“Dessa forma, o OF 1621 diminui os retrabalhos e já sai pronto da nossa fábrica para receber carroçaria para fretamento de forma rápida e fácil e, consequentemente, com menor custo do ônibus completo, atendendo ao que os clientes nos pediram. Assim, entregamos um produto com bom custo de aquisição e o melhor custo/benefício do mercado para fretamento contínuo”, diz Walter Barbosa.  

Com o lançamento do OF 1621, a Mercedes-Benz se tornou a primeira marca a trazer para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo. “Esse projeto foi realizado em parceria com encarroçadores, visando otimizar o tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também contribuíram com esse processo. A Rimatur, por exemplo, participou ativamente e forneceu inputs acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu para a assertividade do desenvolvimento desse novo modelo da marca”.

Mercedes-Benz/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA