![]() |
Marcelo Camargo |
Reajuste acontece em virtude da alteração do preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF)
Na contramão do que tem sido feito pelo Governo Federal com a isenção na cobrança de PIS/Cofins sobre o óleo diesel, o Distrito Federal e mais 18 estados brasileiros elevam a partir desta segunda-feira, 15 de março, o preço de referência para a cobrança de ICMS sobre o combustível.
Atualmente o ICMS sobre os combustíveis é cobrado sobre um preço de referência definido pelas secretarias estaduais de Fazenda a cada 15 dias. De acordo com os estados, este preço, conhecido como PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final), é calculado com base em uma pesquisa do preço de venda nos postos.
Segundo o CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), além do Distrito Federal, aumentarão o imposto: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Apenas a Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco manterão o PMPF inalterado na segunda quinzena de março.
As alterações nos preços de referência que passam a valer a partir de hoje (15), acarretaram um aumento médio de 4,4% no valor do diesel S-10 e de 5,1% no diesel S-500.
O novo reajuste no preço médio ponderado ao consumidor final, combinado com as recentes alterações de preços promovidas pela Petrobras, a isenção de impostos federais sobre o óleo diesel, cerca de R$ 0,30 por litro, está praticamente anulada.
Com informações: Folhapress
0 Comentários
Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.