Facchini

Governo Bolsonaro zera imposto federal sobre o diesel por 2 meses

IVECO/Divulgação
Durante a tradicional transmissão ao vivo promovida nas redes sociais, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, anunciou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, que o imposto federal incidente sobre o óleo diesel será zerado por dois meses. A medida passará a valer a partir de março.

“A partir de primeiro de março também não haverá qualquer imposto federal no diesel por dois meses”, destacou Bolsonaro durante a transmissão.

De acordo com o Presidente da República, neste período, o Governo Federal irá buscar uma solução que permita zerar de maneira definitiva a cobrança de PIS/Cofins sobre o óleo diesel. Atualmente a alíquota equivale a R$ 0,35 por litro. 


"Por que por dois meses? Porque, nesses dois meses, vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar esse imposto no diesel. Até pra ajudar a contrabalancear esse aumento, no meu entender, excessivo, da Petrobras. Mas eu não posso interferir nem iria interferir na Petrobras. Se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias. Você tem que mudar alguma coisa.", disse. 

Além de criticar o recente aumento expressivo da Petrobras, 15,2% no valor do litro do óleo diesel a partir desta sexta-feira (19), a fala de Bolsonaro também sinaliza que haverá mudanças na estatal em breve. 


Confira o pronunciamento de Bolsonaro:



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA