Facchini

Volvo inicia testes com caminhões elétricos na construção civil

Volvo Trucks/Divulgação
Com o objetivo de expandir o portfólio de produtos movidos a combustíveis alternativos, a Volvo Trucks inicia neste mês, testes reais com caminhões 100% elétricos na construção civil europeia.

Operados pela Swerock, um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia, os dois modelos pesados, sendo, um Volvo FM elétrico equipado com betoneira e um Volvo FMX, equipado com guindaste, serão empregados regularmente em construções e obras de infraestrutura em grandes centros urbanos da Suécia.

“Junto com a Volvo Trucks estamos dando um grande passo em direção a um transporte ambientalmente mais inteligente. Já temos 15 caminhões híbridos e agora, nesse projeto, vamos avaliar o desempenho de caminhões 100% elétricos”, diz Hans Orest, diretor da Swerock.

“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos. Isso se aplica também para caminhões elétricos”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirma.


Segundo a montadora sueca, além de permitirem uma análise completa do desempenho trem de força elétrico e também a eficiência do sistema de recarga das baterias, os testes avaliarão como os caminhões elétricos podem aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos, com a vantagem de baixos níveis de ruído em operações urbanas. Os testes também vão monitorar o ecossistema da eletromobilidade como um todo, para identificar oportunidades de recarga alinhadas com as demandas de produtividade.

“Estes testes nos ajudam a entender melhor as operações de nossos clientes e como será a eletrificação em seu dia-a-dia, considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, diz Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Tudo isso com o benefício de um transporte mais silencioso e limpo”, assegura.

Além do nível zero de ruído, os caminhões pesados elétricos prometem entregar mais segurança aos canteiros de obras e maior conforto aos motoristas.

Volvo Trucks/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA