Facchini

Kenworth apresenta primeiro caminhão pesado 100% elétrico

Kenworth/Divulgação
A Kenworth, marca pertencente ao Grupo Paccar, apresentou ao mercado norte-americano neste mês, o primeiro caminhão pesado 100% elétrico em seus 97 anos de história. Batizado de T680E, o modelo Classe 8 já está disponível para encomendas e com início de produção previsto para 2021.

“O lançamento do Kenworth T680E é um momento empolgante e pioneiro que se baseia na excelente herança da Kenworth de fornecer a frotas e motoristas, caminhões excelentes e produtivos, impulsionados por qualidade, inovação e tecnologia”, disse Kevin Baney, gerente geral e vice-presidente da PACCAR.

Projetado para aplicações de coleta e entrega, o inédito Kenworth T680E contará inicialmente com cabine simples e tração 6x4, configuração ideal para operações com peso bruto total de 54.000 a 82.000 libras (24 a 37 toneladas).


Equipado com trem de força Blue Horizon 14Xe ™ da Meritor, transmissão integrada de 2 velocidades, que atinge uma velocidade máxima de 70 mph e outros diversos componentes eletrônicos de alta / baixa tensão também fabricados pela Meritor, o Kenworth T680E conta com uma autonomia estimada de 150 milhas, dependendo do tipo de aplicação. Já o tempo de recarga é estimado em 3,3 horas, graças a presença de um carregador rápido CCS1 DC com taxa máxima de 120 kWh.

“A Kenworth está liderando o caminho em iniciativas verdes e o T680E definitivamente mudará o jogo na indústria de caminhões. O novo Kenworth T680E oferece aos nossos clientes uma solução verdadeira de zero emissões que ajudará a atingir seus próprios objetivos de programa verde, ao mesmo tempo que aproveita o excelente desempenho, confiabilidade e conforto da cabine de nosso atual modelo T680 na estrada, ” completa Baney.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA