Facchini

Inmetro autoriza novas formas de fixação de quinta roda em caminhões

Adobe Stock
Com o objetivo de aprimorar e atender as demandas do transporte rodoviário de cargas brasileiro, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 13 de julho, a  Portaria nº 239.

O documento autoriza formas de fixação de quinta-roda utilizada em veículos destinados ao transporte de cargas pesadas e de produtos perigosos. Dentre elas, destaca-se a possibilidade de fixação do componente diretamente no chassi dos caminhões, ou seja, sem a necessidade da utilização de acessórios como a mesa (onde a estrutura da quinta-roda fica apoiada), para acoplá- la ao veículo.

De acordo com o Inmetro a nova regulamentação é válida para fabricantes nacionais e importadores do equipamento. “Com isso, o Inmetro passa a aceitar um produto inovador, que ainda não é fabricado no Brasil. Estamos falando de um produto mais robusto, que suporta cargas maiores e que anteriormente não podia ser certificado”, destaca Isabela Alves, técnica responsável pela elaboração do novo regulamento.


Ainda segundo a técnica, a nova regulamentação será um importante incentivo para o desenvolvimento da indústria brasileira à medida que aumenta a capacidade de transporte do País. Além disso, a nova regulamentação garante mais segurança e redução de custos aos transportadores.

“É preciso ressaltar que, mesmo com essa inovação, os requisitos de segurança previstos na portaria anterior estão assegurados”, ressalta Isabela, se referindo à Portaria nº 236 que regulamentou a quinta-roda, em 2008.

Com a publicação da Portaria nº 239, a nova regulamentação já está em vigor.

Confira na íntegra a Portaria nº 239: CLIQUE AQUI

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA