Facchini

Randon New R

IVECO apresenta linha Daily 2020

IVECO/Divulgação
Mantendo a tradição de apresentar novidades a cada participação na Fenatran, a IVECO apresentou como principal destaque na edição deste ano a linha Daily 2020, novidade que chega para revolucionar o segmento e se posicionar como ‘referência’ em sua categoria, proporcionando uma nova experiência no transporte de cargas e de passageiros nos grandes centros urbanos do país. 

Segundo Thiago Carlucci, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul, a apresentação da nova linha Daliy, que vai de 3,5 a 7 toneladas, tem como objetivo, oferecer ao cliente uma experiência única na gama de produtos leves, com alta tecnologia e um patamar de qualidade de destaque no mercado brasileiro. “Agora, unimos o melhor de dois mundos na nova Daily. Mantivemos a robustez e performance, já reconhecidos e que consagraram o modelo, mas trouxemos um novo patamar de design, segurança e tecnologia para o produto.  Nossa ideia é ampliar a participação da montadora no segmento de leves”, destaca o executivo.

Design
A linha IVECO Daily 2020 conta com o mesmo design da versão europeia, apresentada no início deste ano. Destaque para as linhas modernas e arrojadas da cabine, complementadas pelos atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. Com foco na operação do cliente, o novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.
IVECO/Divulgação
Interior
Com o objetivo de garantir aos motoristas no dia a dia o máximo de conforto, organização e funcionalidade, a linha Daily 2020 passa a contar com um interior totalmente renovado com foco em ergonomia e com um novo "pacote tecnológico".

O novo painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. “Estamos cada vez mais modernos e a inserção de novas tecnologias embarcadas no conceito da Daily mostra isso”, afirma o executivo. Destaque para o sistema multimídia, com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play e para o novo ar-condicionado automático digital.

As novidades da cabine não param por aí: novo ângulo de inclinação do parabrisa para melhorar a visibilidade, direção com coluna ajustável para proporcionar mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do caminhão.

A versão Daily Minibus passa a contar ainda com vidros laterais colados e ar condicionado no teto com difusores ao longo do salão, melhorando sensivelmente a capacidade de refrigeração e conforto dos passageiros. 

Motorização
Na nova linha Daily, a IVECO mantém a consagrada linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. São motores modernos, que combinam alta performance com baixo consumo de combustível.
IVECO/Divulgação
Segurança
A linha IVECO Daily 2020 também não deixa a desejar no quesito segurança. Ao todo, 10 novos itens tornam a viagem mais segura para o motorista, ajudantes e passageiros. São eles:

Electronic Stability Program (ESP) = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veiculo se torna instável.

Hydraulic Brake Assist (HBA) = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.

Hydraulic Fading Compensation (HFC) = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.

Hydraulic Rear Boost Assist (HRB) = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.

Extended Understeering Control (EUC) = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.

Roll Movement Intervention (RMI) = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.

Roll-over Mitigation (ROM) = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.

Trailer Sway Mitigation (TSM) = mitigação da instabilidade do trailer.

Load Adaptive Control Mode (LAC) = controle adaptativo de carga.

Hill Hold Control (HHC-S) = mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veiculo em rampas.

“Estamos cada vez mais modernos e a inserção de novas tecnologias embarcadas no conceito da Daily mostra isso”, ressalta o executivo.


Engenharia
Além de todas as mudanças de design externo e interno, segurança e novos atributos tecnológicos a nova linha Daily passar a contar com significativas melhorias de engenharia.

A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total, com um centro de gravidade e manobrabilidade aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica que agora vão de 7,3 a 18 m³.

A versão mini-bus também passa contar com novo entre-eixos que proporciona melhor dirigibilidade e maior espaço para o conforto dos passageiros.

Novas tecnologias estão à disposição do cliente, mas na versão chassi-cabine a resistência do chassi com longarinas em perfil “C” de 5mm, e o robusto conjunto suspensivo da Daily, continuam fazendo parte desse modelo que se destaca no segmento.

No quesito consumo de combustível, a tecnologia também se mostra presente. A novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível. “O conjunto torna a nova Daily ainda melhor que a versão anterior, que já era considerada ‘a melhor’ na categoria”, diz Carlucci.

“Trabalhamos duro para aperfeiçoar o que já era excelente. Para se ter uma ideia, foram mais de 230 mil horas de desenvolvimento e mais de 150 diferentes tipos de testes performados por protótipos em nossa fábrica em Sete Lagoas (MG)”, explica Thiago.

Versões e nomenclatura
As novidades da nova linha Daily não se resumem apenas a mudanças estéticas. Destaque para a nova nomenclatura, 30-130 ao invés de 30S13, por exemplo, e para as novas versões que se adequam ainda mais as diversas missões e necessidades do mercado. São elas a de 65-170 e a 45-170, além da versão de 7 toneladas exclusiva para o mercado de motorhomes.

“Todas as mudanças da Daily vieram para melhorar ainda mais um modelo já consagrado, pensando sempre no cliente. Temos o único veículo da categoria que une tecnologia e segurança com a robustez de caminhão. É realmente um veículo único”, finaliza o diretor de Marketing.

Chassi-cabine: 30-130 / 35-150 / 45-170 / 55-170 / 65-170

Furgão: 30-130 (7,3 a 12 m³) / 45-170 (12 m³) / 55-170 (12 a 18 m³)

Minibus: 45-170 / 50-170

Motor-Home: 70-170
IVECO/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: IVECO
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA