Carretas com cargas superdimensionadas saem de Vila Velha para MG

Oito carretas com cargas superdimensionadas começaram a circular neste domingo (28) de Vila Velha para a cidade de Serra do Salitre, em Minas Gerais. Durante o percurso de mais de 900 km, as cargas estão sendo transportadas com o auxílio de batedores e podendo haver lentidão no trânsito. Os veículos saíram do Porto, às 7 horas, seguiram pela Segunda Ponte e, depois, continuaram a viagem pela BR 262. 
Os conjuntos são dotados de veículos especiais, cada um transportando cerca 70 toneladas de peso total, com 5,8 metros de largura e 6,4 metros de altura. Os veículos devem trafegar na velocidade entre 20 e 30 km/h. As cargas transportadas são partes de uma fábrica de fertilizantes Espanhola desativada, compradas pela empresa Galvan Engenharia, para serem montadas em Serra do Salitre (MG).
O transporte de cargas com dimensões ou peso acima do previsto no Código de Trânsito exige serviço especializado de batedor, além de autorização dos órgãos de trânsito, como Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER) e Guarda Municipal de Vila Velha . A autorização considera dia, horário e local para permitir a programação da viagem, com objetivo de minimizar o transtorno no trânsito e os riscos de acidentes.
Considerando que este tipo de transporte desgasta as rodovias e causa transtornos de fluxo de veículos, a operação de transporte, da roteirização da malha viária e proposição de alternativa operacional são previamente analisadas e aprovadas pelo DNIT e pela ANTT. O serviço será realizado por uma transportadora contratada pelo proprietário da carga, e cabe à PRF, à Polícia Militar e às Guardas Municipais o controle de trânsito.
FONTE: Gazeta Online 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário