Facchini

Viação Ouro e Prata aprova solução da GreenChem

Após assumir parte do controle da Unesul, operadora de transporte rodoviário da região Sul do Brasil, em 2016 – adquirida em sociedade com outra empresa –, foi que a Viação Ouro e Prata, de Porto Alegre (RS), teve seu primeiro contato com a GreenChem – especialista na produção e distribuição de Arla 32 e no fornecimento de soluções profissionais para o seu abastecimento. Naquele momento, a solução utilizada pela Unesul, um dos primeiros clientes da GreenChem no Sul, se mostrou bastante superior à até então em funcionamento na empresa, o que resultou em uma reunião com o objetivo de replicar o mesmo modelo em cada unidade do Grupo Ouro e Prata. Tanto que o projeto da GreenChem foi todo pautado em dar uma solução completa de suprimento de Arla 32, com garantia de qualidade e disponibilidade de produto em todos os pontos nos quais o Grupo demandasse.
Do primeiro encontro até a conclusão da primeira fase do projeto, que contemplou inicialmente a matriz em Porto Alegre, onde a empresa apresentava a maior carência de adequação, foi tudo muito rápido. A localidade recebeu um sistema profissional Smart Home Base, com capacidade de 4.500 litros, concedido em comodato pela GreenChem, que também faz o monitoramento diário do estoque de produto via sistema de telemetria, garantindo, assim, fornecimento permanente e total controle da qualidade do Arla. Todo o abastecimento é realizado por meio dos veículos dedicados da GreenChem.

Em breve em Curitiba
Com a matriz funcionando de vento em popa, agora é a vez da unidade da empresa em Curitiba (PR) começar a operar com os equipamentos da GreenChem. Trata-se da primeira ampliação para o grupo e já está em andamento, aguardando apenas tramites internos da Ouro e Prata. O fornecimento para a filial paranaense se dará nos mesmos moldes de Porto Alegre, com a instalação de um sistema Easy Blue Summer Ultra, de 5.000 litros.
“Para a GreenChem, suprir o abastecimento de Arla 32 da Ouro e Prata é uma grande conquista, afinal estamos falando de uma das mais importantes empresas de transporte de passageiros do país, atuando do Sul ao Norte, reconhecida no mercado por suas práticas inovadoras. E agora, somada à operação da Unesul, conquista projeção ainda maior no setor. Estamos muito satisfeitos por ter apresentado uma solução confiável e definitiva à altura do padrão de qualidade do Grupo”, enfatiza Achille Liambos, diretor geral da GreenChem no Brasil.
Antes da chegada da GreenChem, André dos Santos Coelho, coordenador de Suprimentos do Grupo Ouro e Prata, explica que realizava a cotação no mercado e armazenava o produto em embalagens de 1.000 litros, com frequência de análise das remessas a cada dois meses. Logo no primeiro mês, já puderam sentir a diferença por conta do modelo de fornecimento e, principalmente, pela qualidade do produto: “Os veículos de nossa frota começaram a demonstrar os benefícios de se utilizar o Arla de qualidade”.
Para ele, a experiência tem sido muito proveitosa com o processo de reabastecimento do estoque acompanhado por telemetria e automação. “O custo-benefício é bastante satisfatório e hoje temos um produto de qualidade ímpar. E o fato de ter esse processo automatizado, e não incorrer em falta de produto, também tem gerado muitos ganhos. Pudemos liberar a equipe de compras e controles de estoque e não tivemos mais problemas com atraso de entrega”, comemora Coelho já prevendo possível aumento de volume para atender outras unidades cuja demanda começa a aparecer.

Os sistemas
O Smart Home Base, com capacidade de 4.500 litros de volume útil, instalado em Porto Alegre, é um sistema moderno, equipado com uma bomba submersa profissional com vazão de 40 litros por minuto, garantindo confiabilidade e agilidade no abastecimento. O equipamento possui, ainda, alarme de sobre-enchimento, que evita transbordamentos no momento do reabastecimento, além de dispositivo de telemetria, que permite à GreenChem efetuar o monitoramento remoto do estoque do cliente, prevendo quando o tanque deverá ser reabastecido e garantindo que ele dedique tempo para outras ações mais importantes de sua empresa. 
Já em Curitiba será instalado o Easy Blue Summer Ultra, equipamento profissional dos mais modernos para abastecimento de Arla 32, com capacidade de 5.000 litros. Comparativamente ao Smart Home Base, é diferente apenas no formato, mantendo todos os demais itens e acessórios. E para garantir a qualidade em toda a cadeia de suprimento, ambos os sistemas são equipados com a válvula TODO, cuja função é efetuar reabastecimento de forma selada, evitando qualquer tipo de contaminação com a mangueira do veículo.
De acordo com José Mário Góes, gerente de vendas da GreenChem, o objetivo da Ouro e Prata era ter uma solução completa de abastecimento de Arla 32, de modo que pudesse confiar plenamente no fornecedor e no produto, ter equipamento adequado, garantia de fornecimento e assistência técnica necessária: “Entregamos rigorosamente tudo isso: equipamentos modernos e profissionais sem investimento, garantia de disponibilidade de produto, uma vez que nos responsabilizamos pelo reabastecimento por meio do monitoramento diário do estoque do cliente (telemetria); e funcionamento pleno do sistema, com manutenção/assistência técnica durante toda a vigência do contrato”, finaliza.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA