Facchini

Randon New R

Mack Anthem: O novo Bulldog norte-americano

A Mack apresentou no último mês ao mercado norte-americano sua nova linha de caminhões rodoviários denominada Anthem. Os modelos chegam trazendo o que há de mais moderno em aerodinâmica, conforto e conectividade. 
"Como um dos caminhões novos mais significativos na história de 117 anos de Mack, o Anthem combina nossas últimas inovações com mais de um século de know-how de construção de caminhões", diz Dennis Slagle, presidente da Mack Trucks. "O resultado incrível é um caminhão que foi construído para o negócio de nossos clientes e projetado para motoristas, tudo enquanto entrega o poder e a presença que apenas um caminhão Mack pode oferecer".

O inédito Mack Anthem conta com três opções de cabine, a Day Cab para uso diário, a Flat Top Sleeper com teto médio e a Stand Up Sleeper com teto alto e amplo espaço interno. As três opções receberam um design exterior totalmente novo com aerodinâmica otimizada para melhorar a eficiência do combustível.
Para entregar uma economia de combustível de até 3%, o Mack Anthem recebeu um capô, para-choques e retrovisores totalmente redesenhados. Além de aprimorar a aerodinâmica o capô e os para-choques também ajudam a reduzir o tempo de serviço. Ambos possuem construção de três peças para uma melhor manutenção em caso de danos. Uma nova trava do capô e sistema de liberação também economiza o tempo dos condutores durante as inspeções pré-viagem. Um lançamento da trava central abaixo da grade elimina a necessidade de motoristas caminhar de lado a lado para inclinar o capô. 
Completando o pacote de inovações externas está a iluminação externa totalmente em LED. As novas lâmpadas além de mais brilhantes possuem maior durabilidade e menor consumo de energia. Destaca-se os inéditos faróis de LED que são 66% mais brilhantes do que a lâmpada convencionais. A novidade melhora a segurança noturna, lançando um feixe mais largo na estrada e produzindo uma luz mais branca para iluminar melhor os objetos.
"Nós consultamos milhares de motoristas e incorporamos seus comentários para entregar um caminhão rodoviário funcional, forte e eficiente com um design autêntico diferente de qualquer coisa na estrada hoje", destaca Jonathan Randall, vice-presidente sênior de vendas da Mack Trucks North America.
Interior projetado para o motorista
O Mack Anthem apresenta um novo ambiente de condução que incorpora o feedback do motorista para melhorar a funcionalidade, ergonomia e conveniência. Os indicadores no painel de instrumentos foram posicionados mais para uma melhor visibilidade do motorista. Todos os interruptores para funções de caminhão adicionais como controle de cruzeiro, PTOs e controle de tração agora apresentam gravura a laser que ajudam a manter as marcas durante a vida útil do veículo.
Inspirado nos controles corrida, o Mack Anthem conta com um novo volante de fundo plano, que amplia a visualização do painel e facilita a entrada e saída do condutor. Além disso, o novo volante conta ainda com botões iluminados para controle de cruzeiro, Bluetooth e o sistema de áudio.
Atrás do volante, o monitor do Mack-Co-Pilot foi atualizado com uma nova tela colorida de 5 polegadas para melhor visibilidade e navegação mais intuitiva. O Co-Pilot fornece aos condutores uma maneira conveniente de monitorar as informações do veículo, incluindo as temperaturas do motor e do óleo, os odômetros da viagem, o estado do pós-tratamento, as pressões dos pneus e muito mais. Um Assistente pré-viagem orienta os motoristas através de pontos de inspeção e inclui um modo de inspeção de luz exterior de pessoa única.
O Mack Anthem conta ainda com uma nova opção de tela informação e entretenimento com 7 polegadas, sensível ao toque que oferece aos motoristas acesso seguro ao Apple CarPlay, rádio por satélite, rádio de banda meteorológica e navegação de caminhões TomTom. A tela também é compatível com sistemas de câmera.
A nova linha Anthem conta também com com assentos exclusivos que proporcionam maior conforto no dia a dia do motorista. Projetado em parceria com o Sears Seating, mais de 30 combinações de recursos e tecidos estão disponíveis, incluindo uma opção de base giratória.
A cabine Stand Up Sleeper se destaca pelo amplo espaço interno e conforto proporcionado até mesmo aos motoristas mais altos. Se comparada aos modelos anteriores, a nova cabine é 35% mais espaçosa e conta com uma ampla variedade de armários, bagageiros e a opção de beliches simples ou duplas. As características de conforto opcionais incluem um kit de preparação de televisão que pode acomodar até 24 polegadas. tela plana e uma geladeira de estilo de gaveta montada no lado do passageiro.
Os vidros do Mack Anthem contam ainda que cortinas semelhantes as de aeronaves que controlam a entrada de luz e evitam insetos. Além disso os modelos receberam entradas de energia USB e de 120V. Novos pacotes de som premium de alta potência também estão disponíveis e incluem um subwoofer alimentado.
Assim como no exterior, luzes de LED foram integradas em toda a iluminação interna, ampliando a durabilidade e a iluminação interna. 

Motor e Transmissão 
Para a inédita linha Anthem, a Mack disponibiliza duas opções de motorização, o Mack-MP7 de 11 L com até 425 cv e 1.560 lbs.ft de torque e o Mack-MP8 de 13 L com até 505 cv e 1.860 lbs.ft. de torque dependendo da especificação.
Ambas as opções receberam aprimoramentos para melhorar a eficiência, a produtividade, a capacidade de manutenção e reduzir os tempos de parada. Se comparados aos modelos anteriores, os novos motores garantem uma melhoria de 11,8% na eficiência de combustível.
De forma padrão, os dois motores são combinados com a transmissão MDRIVE AMT de 12 velocidades. Entretanto a Mack oferece como opção as transmissões  mDRIVE HD 13 e 14 velocidades, que adicionam uma ou duas engrenagens de baixa velocidade. Com isso o Anthem é capaz de atuar como dois caminhões em um, proporcionando maior estabilidade e manobrabilidade em baixas velocidades, necessárias para cargas pesadas. 
Os novos Mack Anthem já estão disponíveis para compra, entretanto as entregas serão feitas a partir do primeiro trimestre de 2018, quando a produção dos modelos será total. 

TEXTO: Lucas Duarte

 Receba por Email

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA