Facchini

Preço médio do frete por quilômetro rodado aumentou 5% em abril

Facchini/Divulgação

Valor médio por km rodado no mês de abril ficou em R$ 8,36; no acumulado do ano, alta é de 18%, impulsionada pela safra de grãos

Google News
Dados do mais recente Índice de Frete Repom (IFR) revelam que o preço médio do frete por quilômetro encerrou o mês de abril com valor de R$ 8,36, alta de 5% em relação ao mês de março. Os dados são da Repom, marca especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga da Edenred Brasil.

Neste ano, o preço médio do frete segue em alta que, no acumulado, já chega a 18%, ainda resultado da escalada da safra de grãos, o que impulsiona também os custos logísticos. No mesmo período do ano passado, o preço também seguia tendência de aumento, causado principalmente pelas frequentes altas no valor médio do litro do diesel”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.


De acordo com o levantamento, a fatia que corresponde ao diesel na composição do preço médio do frete caiu de 40,45%, registrada no consolidado de 2022, para 37,18%, nesses primeiros quatro meses de 2023, resultado da queda no valor do litro do combustível. 

No fechamento de abril deste ano, tivemos um alívio no que diz respeito ao diesel, mas, além da safra, tivemos alta na fatia que corresponde aos juros, que aumentou de 10,36% no ano anterior para 11,06% neste ano, o que onera o setor e, como consequência, pressiona a margem de lucro dos caminhoneiros”, finaliza Fernandes.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA