Facchini

Geração 8 de ônibus rodoviários Marcopolo ultrapassa marca de 1.000 unidades vendidas

Marcopolo/Divulgação

Marcopolo G8 já conta com exemplares em grande parte dos estados brasileiros e também no exterior; Volare também vem se destacando na comercialização de micro-ônibus

Google News
A Geração 8 de ônibus rodoviários Marcopolo completa um ano de história com bons motivos para comemorar. Prova disso são os mais de 1.000 exemplares comercializados no Brasil e no exterior. Além da presença consagrada em grande parte dos estados brasileiros, a gama já conquista os principais mercados da América Latina (Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, Argentina). Além disso, unidades também serão utilizadas durante a Copa do Mundo, no Qatar. O resultado expressivo foi celebrado na Lat.Bus Transpúblico 2022, maior evento de mobilidade urbana da América Latina. 


Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca. São mais de 1.000 unidades já vendidas para clientes no Brasil e exterior”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

A Geração 8 representa um importante avanço para a indústria do ônibus no que diz respeito à inovação e tecnologia, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia. Os modelos proporcionam alto desempenho operacional relacionado à eficiência no consumo de combustível, uma das variáveis de maior relevância para os operadores do setor. Mais de 70 mil horas de testes comprovaram que a nova geração de ônibus Marcopolo é capaz de entregar uma redução de até 5% no consumo de combustível.


Para Ricardo Portolan, o índice de economia de combustível sempre foi um fator de grande importância para os clientes da companhia e ainda mais em um contexto de elevação do preço do diesel e consequente aumento da relevância do combustível na composição de custos dos clientes. O executivo comenta que as áreas de engenharia e design sempre levam em consideração aspectos importantes como coeficiente aerodinâmico, peso, durabilidade, qualidade dos componentes e manutenção, alinhado com as necessidades específicas de cada operador. “Temos recebido retorno dos clientes que na operação a redução no consumo de combustível tem sido significativa e confirmada na prática. As aquisições de modelos G8 também são baseadas, além dos atributos de produto, nos atributos de operação que já estão comprovados nas primeiras unidades em operação”, finaliza Portolan.

A conquista recente de premiações também evidência o sucesso da Geração 8. Neste primeiro ano, a linha conquistou importantes reconhecimentos, como o iF Design Award 2022, uma das premiações de design mais importante de todo o mundo, e o de Melhor Ônibus na Expo Foro.


Vendas de micro-ônibus em crescimento
Volare/Divulgação
A Volare, líder brasileira no segmento de micro-ônibus e pertencente à Marcopolo, também vem registrando resultados passíveis de comemoração. 

Com a linha Attack, lançada em maio do ano passado, e o modelo Fly 10, desenvolvido para o segmento urbano e de fretamento, a marca alcançou receita líquida consolidada de R$ 581,7 milhões no primeiro semestre de 2022, no mesmo período do ano anterior a receita líquida foi de R$ 451,5. Nos primeiros seis meses do ano, a fabricante produziu 2.016 unidades de Volare, contra 1.936 unidades no mesmo período do ano passado.

“Desde o ano passado, a cada cinco ônibus emplacados no Brasil, um é Volare. No primeiro semestre deste ano, a Volare alcançou 22,5% de participação no mercado brasileiro de ônibus”, destaca Portolan.


As vendas no segmento tem sido impulsionadas principalmente pelo fornecimento de veículos para importantes operadores do segmento de fretamento e as licitações. “Alcançamos um desempenho recorde no primeiro semestre. A flexibilidade e variedade da linha de modelos para uso em diferentes atividades representam importantes diferenciais para o sucesso da marca”, reforça o executivo.

De acordo com o executivo, o fornecimento para o programa do governo federal Caminho da Escola também é um destaque em 2022. “Fornecemos 346 unidades para diferentes municípios de todo o Brasil no 2º trimestre deste ano, inclusive os nossos exclusivos modelos Attack 4x4, com tração nas quatro rodas e indicado para vias não pavimentadas e locais de difícil acesso, e o Access, veículo de piso baixo, motor traseiro, indicado para aplicação urbana”, completa.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA