Facchini

Randon New R

Volvo apresenta ônibus 100% elétrico ao mercado brasileiro

Volvo/Divulgação

Com autonomia para até 300 km, Volvo BLZ está preparado para receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento, sendo ideal para operações em centros urbanos

Google News
Além de apresentar um portfólio completo e reformulado de ônibus rodoviários ao mercado brasileiro durante a Lat.Bus Transpúblico 2022, maior evento de mobilidade urbana da América Latina, a Volvo também revelou sua a principal aposta para o futuro do transporte urbano de passageiros no continente, o chassi 100% elétrico BLZ.



Solução ideal para os centros urbanos que buscam ampliar a descarbonização e melhorar a qualidade do ar por meio de um transporte público mais eficiente, o Volvo BLZ pode ser equipado com 3 a 5 baterias de lítio níquel cobalto óxido de alumínio (NCA) de 94kWh cada, dependendo da aplicação.

O BZL traz toda a nossa experiência em ônibus elétricos, que há anos circulam na Europa. Com esse novo chassi, poderemos contribuir para o transporte público sustentável também em outros mercados”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina. Lançado globalmente em setembro passado, o BZL já tem unidades comercializadas no Reino Unido e Austrália.

Com autonomia de até 300km, o Volvo BLZ é para as operações urbanas. As baterias do veículo podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno. Além disso, é possível fazer recargas rápidas, de 6 minutos, nos pontos finais de linha, através de um carregador de teto.


O modelo é movido por um ou dois motores elétricos de 200kW cada, instalados na parte traseira, com um torque total de 800Nm para os dois propulsores”, explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. Por conta do torque linear fornecido pelos propulsores elétricos, a transmissão possui apenas duas velocidades.

O BZL também se destaca pela múltiplas opções de encarroçamento. Prova disso é a possibilidade de receber carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para até 90 passageiros. O veículo pode ser equipado com ar-condicionado totalmente elétrico e também calefação elétrica para os passageiros.

Outro destaque do chassi BZL é sua elevada reciclabilidade. Ao final da vida útil do veículo, 90% dos componentes podem ser reindustrializados ou reintroduzidos em outros ciclos de vida, incluindo as baterias.


Assim como as demais soluções do portfólio Volvo, o BLZ também não deixa a desejar quando o assunto é segurança e conectividade. Destaque para a possibilidade de ser equipado com o sistema de Zonas de Segurança, via GPS. A tecnologia funciona por meio do mapeamento de áreas mais propensas a acidentes, como regiões perto de terminais, escolas e hospitais, por exemplo. Mesmo quando o motorista acelera, o veículo nunca ultrapassa a velocidade máxima programada para o trajeto.

Produzido na unidade fabril da Volvo na cidade sueca de Borås, o novo chassi é baseado na larga e bem-sucedida experiência da marca com produtos de menor impacto ambiental já consolidados na Europa. Todos os principais componentes do chassi e do trem-de-força são fabricados pela Volvo.

A oferta de chassis de ônibus elétricos é uma das iniciativas da marca para alcançar a meta de zerar as emissões de seus veículos até 2040.


Ficha técnica
Comprimento do chassi: 11,815 mm
Trem-de-força: Motor elétrico, potência máxima um/dois motores 200/400kW
Caixa de câmbio: Transmissão automatizada Volvo de duas velocidades
Recarga: OppCharge, potência máxima de 300 kW / CCS2, potência máxima 150kW
Capacidade de armazenagem de energia: até 470kWh.
Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA