Facchini

Volvo revela caminhões movidos a hidrogênio com autonomia para até 1.000 km

Volvo/Divulgação

Cada exemplar contará com duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de eletricidade a bordo; expectativa da marca é de que os novos caminhões sejam comercializados ainda nesta década

Google News
Dando continuidade ao processo de descarbonização do transporte rodoviário de cargas, a Volvo Trucks acaba de confirmar o início de testes com caminhões equipados com células de combustível alimentadas por hidrogênio. Com autonomia para até 1.000 km, a tecnologia permite gerar eletricidade a bordo emitindo apenas vapor de água.

A expectativa da montadora sueca é de que os caminhões elétricos com célula de combustível movidas a hidrogênio estejam disponíveis para comercialização até o fim desta década, somando-se às soluções já comercializadas atualmente pela marca, como por exemplo, os caminhões 100% elétricos com baterias, já comercializados na Europa e nos Estados Unidos.

Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.


Além da autonomia significativa, os inéditos caminhões movidos a hidrogênio também se destacam pelo menor tempo necessário para abastecimento, menos de 15 minutos. Cada exemplar contará com duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Ainda segundo a Volvo, os testes com clientes também devem começar em breve. 

Caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas” diz Roger Alm.

Células de combustível Cellcentric
As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.


Hidrogênio verde
Em fase inicial de desenvolvimento, a tecnologia de células de combustível poderá proporcionar inúmeros benefícios, entretanto, há desafios que devem ser superados. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde em larga escala, combustível produzido a partir de fontes de energia renováveis, como eólica, hidroelétrica e solar.

Esperamos que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente durante os próximos anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. No entanto, não podemos esperar mais para descarbonizar o transporte. Então, minha sugestão para todas as empresas que atuam no segmento é começar a jornada com os caminhões elétricos já disponíveis. Em alguns anos, os veículos a células de combustível serão então um complemento importante para rotas mais longas e transportes mais pesados”, finaliza Roger Alm.

Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA