Facchini

Randon New R

IVECO registra crescimento expressivo de 78% em vendas no primeiro trimestre do ano

Carboni IVECO

No mesmo período, o mercado total de caminhões cresceu 3% em relação ao primeiro trimestre de 2021; números também garantem à IVECO uma importante fatia do mercado

Google News
O ano de 2022 vem se consagrando como um período histórico para a IVECO. Após lançar o primeiro veículo comercial Euro VI do mercado brasileiro – a Daily F1C MAX –, anunciar um novo ciclo de investimentos de R$ 1 bi para a América Latina e revelar pela primeira vez o pesado da marca movido a biometano – em evento do Governo Federal em Brasília (DF), a marca celebra agora um crescimento expressivo de vendas no primeiro trimestre do ano.

De janeiro a março, a montadora de origem italiana registrou um crescimento sustentável de 78% no número de emplacamentos em todo o Brasil, enquanto o mercado como um todo cresceu apenas 3% no mesmo período. O crescimento recorde no número emplacamentos também garantiu à IVECO uma importante fatia do mercado, 10% de market share no mercado de veículos de carga no primeiro trimestre de 2022. Para efeito de comparação, em 2019 a IVECO tinha cerca de 5% market share no segmento. 


Crescimento por regiões:
Região Sul – IVECO +25% / Mercado 0%
Região Sudeste – IVECO +101% / Mercado +1%
Região Centro Oeste – IVECO +72% / Mercado +16%
Região Norte – IVECO +343% / Mercado +18%
Região Nordeste – IVECO +136% / Mercado +10%

Crescimento por segmentos:
Semileve - IVECO +66% / Mercado -4%
Leve - IVECO +44% / Mercado +8%
Médio - IVECO +51% / Mercado +17%
Semipesado - IVECO +113% / Mercado +17%
Pesado - IVECO +76% / Mercado -8%

Além de reafirmarem o slogan da marca "A gente não para!", os números expressivos também refletem o crescimento contínuo que a IVECO vem registrando ao longo dos últimos anos. Em 2021, a IVECO registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, sendo a marca full liner que mais cresceu no Brasil. Já em 2020, a IVECO teve crescimento de 30% e foi a montadora que mais cresceu no mercado brasileiro durante o período.


De acordo com Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, por trás das boas notícias existe um trabalho incessante do time da montadora para atuar em diferentes frentes com um objetivo em comum: a satisfação do cliente. "Esse resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de uma mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group. O aumento na participação de mercado e nas vendas sem dúvida nos deixa muito felizes, mas o principal é saber que isso se deve a o que estamos disponibilizando para nossos clientes: qualidade em produtos e serviços". Atualmente a montadora conta com um portfólio completo, com veículos que abrangem a faixa dos leves até os extrapesados, e a uma rede de atendimento altamente capilarizada, que "alcança" o cliente em 100% do território nacional.

Ainda segundo o executivo, a marca está preparada para encarar os desafios do mercado brasileiro no ano em que completa 25 anos de operação no país, e que 2022 ainda reserva muitas novidades para a IVECO, como a consolidação do desenvolvimento de um caminhão rodoviário movido a biometano como parte do programa Brasil Natural Power, criado pela empresa especificamente para atender às principais missões de transporte de cargas realizadas no país. O início do programa acontece no segundo trimestre de 2022 com operação assistida em clientes-chave. A expansão da Rede também continua forte, com a marca devendo ultrapassar os 100 pontos de atendimento no Brasil até o fim do ano. "Isso prova que a gente não para de crescer, não para de acreditar no Brasil e, principalmente, não para de trabalhar com foco total no cliente", conclui Querichelli.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA