Facchini

Komatsu inicia operação com 11 caminhões autônomos na maior mina de cobre da Europa

Bolider/Divulgação

Exemplares contam com o inovador FrontRunner, um Sistema Autônomo de Transporte (AHS) capaz de aumentar a produtividade, reduzir custos e zerar danos nas operações

A Komatsu e a subsidiária Komatsu Europa anunciaram neste mês, a implantação do FrontRunner, um Sistema Autônomo de Transporte (AHS) presente em 11 caminhões 930E-5 de ultra classe, em Aitik, uma das maiores minas de cobre a céu aberto da Europa, localizada no Norte da Suécia e de propriedade da empresa sueca Boliden.

Em parceria com a Hesselberg Maskin AB, distribuidor local da Komatsu, a subsidiária europeia da fabricante também fornecerá treinamento e suporte aos profissionais que operam na mina durante todo o projeto. Além disso, todos os 11 caminhões autônomos contam com o sistema de gerenciamento de frota DISPATCH® da Modular Mining, líder da indústria. Presente em nove das 10 maiores operações de mineração no mundo, o sistema garante 100% de conformidade através da comprovada metodologia de otimização.

A expectativa é de que o FrontRunner, quando combinado com a confiabilidade e durabilidade dos caminhões elétricos Komatsu, proporcione ganhos operacionais significativos a operação da Boliden, como por exemplo, aumento da produtividade e redução dos custos totais, além de zero danos. 


Com eficácia comprovada, o Komatsu FrontRunner já movimentou mais de quatro bilhões de toneladas de minerais desde a primeira implantação comercial em 2008 na mina de cobre Gabriela Mistral (Gaby) da CODELCO no Chile.

"Os minerais essenciais para sustentar a sociedade moderna estão ficando mais difíceis de encontrar e de minerar, e os clientes confiam nas empresas de mineração para fornecer esses recursos. A Komatsu se concentra em ajudar as mineradoras a atender a essas necessidades de forma produtiva e responsável", destaca a empresa.

Pioneira na utilização deste sistema autônomo na Europa, a Boliden atua nas áreas de exploração, mineração, fundição e reciclagem de metais, tendo como foco o desenvolvimento sustentável.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA