Facchini

Randon New R

Fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende completa 25 anos

VWCO/Divulgação

Em 1996, a VW Caminhões e Ônibus inaugurava a sede em Resende, na região Sul Fluminense; Atualmente a unidade fabril se destaca pelo Consórcio Modular e pelo e-Consórcio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra neste mês, 25 anos de história da fábrica localizada em Resende, na região Sul Fluminense. Desde a instalação na cidade, em 1996 e com um aporte inicial de US$ 250 milhões, a montadora já quintuplicou os recursos aplicados para o desenvolvimento das operações, marcadas principalmente por um salto qualitativo. Hoje a marca oferece ao mercado uma linha completa de caminhões e ônibus, e celebra a boa aceitação do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil. 

“Ao longo de 25 anos, nossa fábrica se tornou referência com inédito Consórcio Modular e o e-Consórcio, além de produzir uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte. Hoje ocupamos um complexo fabril de 1 milhão de metros quadrados com 4.500 colaboradores, conquistando os mercados brasileiro e internacional. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar sólido: o cliente está sempre em primeiro lugar”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.


Após a construção e inauguração da sede, a VWCO se consagrou no mercado com a criação de famílias marcantes de produtos, como a Série 2000, o Constellation, duas gerações do Delivery e o Meteor, além do primeiro chassi de ônibus VW com motor traseiro e a introdução da marca MAN no país. Também fazem parte dessas evoluções as linhas Euro 3 e 5, a ampliação da capacidade produtiva e a expansão para mercados internacionais.

Atualmente a montadora conta com um portfólio completo de soluções sob medida para transporte de cargas, composto por caminhões de 3,5 a 125 toneladas de peso bruto total. A VWCO também conta com uma linha completa para o transporte de passageiros, com chassis Volksbus para os mercados de ônibus rural, urbano, fretamento, rodoviário e escolar. Somam-se ainda os recentes investimentos na mobilidade elétrica.


Trajetória de conquistas
Além do vigésimo quinto aniversário da fábrica, a VWCO também celebra em 2021, 40 anos de história e sucesso. Em fevereiro de 1981, o Brasil e o mundo conheceram a até então inédita Volkswagen Caminhões, marca que vem fazendo história e liderando o mercado com seus caminhões e ônibus sob medida para os clientes.

Criado juntamente com a fábrica de Resende, o Consórcio Modular é o modelo de produção da VWCO em que a fabricante de veículos comerciais delega a responsabilidade de montagem em sua fábrica a oito fornecedores ali chamados de parceiros. Essa inovação contribuiu para a montadora focar no desenvolvimento e controle de qualidade dos seus produtos. A chegada do Consórcio em Resende, há 25 anos, lançou as bases do polo automotivo do Sul Fluminense, hoje um dos maiores do Brasil.


A VW Caminhões e Ônibus também deu um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros com a criação do inédito e-Consórcio, e em julho iniciou oficialmente as vendas em concessionários autorizados do primeiro caminhão 100% elétrico, o novo VW e-Delivery.

Além do desenvolvimento de produtos com sua Engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança e conformidade com os padrões mundiais do Grupo Volkswagen. Uma rede de concessionários e importadores com cerca de 350 pontos de venda espalhados por dois continentes faz a distribuição dos produtos made in Resende.

Com informações: VWCO
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA