Facchini

Randon New R

Volare desenvolve micro-ônibus que pode ser conduzido por motoristas PCD

Hélio Filho/Volare

Entregue ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, Volare New Attack será empregado no treinamento de pessoas com deficiência durante o processo de obtenção de habilitação na Categoria D

Com o objetivo de possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Volare, unidade de negócio da Marcopolo e líder nacional no segmento de micro-ônibus, apresentou nesta semana, um Volare New Attack 8 desenvolvido especialmente para o treinamento de pessoas com deficiência no processo de obtenção de habilitação na Categoria D.

Destinado ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, o exemplar inédito foi entregue na última terça-feira, 26 de outubro, em cerimônia que marcou o lançamento da terceira fase do programa CNH Social.

"É com grande satisfação e orgulho que participamos dessa importante ação social inclusiva do estado do Espírito Santo. Está no DNA da Volare desenvolver veículos que atendam às necessidades e características de públicos específicos", salienta Irlan Teixeira, diretor da concessionária Drosdsky. Segundo o executivo, a emprea foi a vencedora do Pregão Eletrônico para fornecimento da unidade, que deverá entrar em operação até o final deste ano.


De acordo com Irlan Teixeira, o novo Volare faz parte de um projeto-piloto do Detran do Espírito Santo para incentivar os Centros de Formação de Condutores do Estado a oferecerem veículos que permitam o treinamento e a habilitação de pessoas com deficiência. Com isso, permitirá a inclusão de motoristas PCDs no mercado de trabalho.

Totalmente adaptado para as aulas que fazem parte do processo de obtenção da habilitação na categoria D por pessoas com deficiência, o Volare New Attack 8 conta com transmissão automática, poltrona do motorista estofada e revestida em tecido com amortecimento hidráulico e ajustável às necessidades do motorista com encosto de cabeça, acelerador à esquerda, manopla removível (de três hastes de empunhadura) e pomo giratório no volante de direção; acelerador e freio manual; comandos de painel ao volante; comandos de painel por controle remoto no volante (limpador ,luzes ,buzina, etc.); prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade; com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidade.

Com comprimento de 7.385mm (distância entre-eixos de 3.750mm), larguras interna de 2.130mm e externa de 2.200mm, e altura interna 1.900mm, o modelo tem capacidade para 20 passageiros sentados em poltronas Executiva 875, mais auxiliar e motorista. É equipado com sistema de ar-condicionado Valeo 160WCT para mais conforto e comodidade, DTA (Dispositivo de Transferência Auxiliar) para total acessibilidade, itinerário eletrônico e porta-pacotes com iluminação. 

Hélio Filho/Volare

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA