Facchini

Caminhões elétricos Mack LR atuarão na limpeza urbana de Nova York

Mack Trucks/Divulgação

Novos caminhões elétricos serão empregados na coleta de lixo nos principais bairros da metrópole norte-americana

A Mack Trucks confirmou na última semana, a venda de sete caminhões elétricos Mack LR para o Departamento de Saneamento da cidade de Nova York (DSNY). O anúncio foi feito durante a WasteExpo 2021, realizada de 28 a 30 de junho, no Centro de Convenções de Las Vegas.

Destinados a coleta de resíduos nos principais bairros da cidade, como por exemplo, Bronx, Brooklyn North, Brooklyn South, Manhattan, Queens East, Queens West e Staten Island, os sete exemplares são resultado de excelentes resultados operacionais obtidos com um modelo de demonstração, testado em operações reais desde setembro de 2020.

“O pedido da DSNY de mais sete caminhões Mack LR Electric mostra de fato que o desempenho do modelo LR Electric empregado atualmente no Brooklyn está atendendo e até superando as expectativas”, disse Jonathan Randall, vice-presidente sênior de vendas da Mack Trucks e operações comerciais. “O Mack é há muito tempo a escolha número um dos clientes de lixo e agora estamos bem posicionados para sermos líderes do setor também em mobilidade elétrica. O Mack LR Electric está equipado com o trem de força elétrico integrado do Mack e ajudará a cidade de Nova York e o DSNY a atingir suas metas de emissão zero.”

Considerado o maior departamento de saneamento municipal do mundo, o DSNY coleta cerca de 12.000 toneladas de lixo e recicláveis ​​diariamente com mais de 6.000 veículos, sendo a maior parte caminhões Mack.

“Esperamos continuar nossa parceria com a Mack Trucks para alcançar nossas metas ambientais e beneficiar os cidadãos da cidade de Nova York”, disse o comissário do DSNY, Edward Grayson. “O Mack LR Electric de demonstração está tendo um bom desempenho e esperamos ter um em cada uma das zonas da nossa cidade.”


“A cidade de Nova York estabeleceu uma meta ambiciosa de reduzir as emissões de gases poluentes em 100% até 2040”, disse Rocco DiRico, vice-comissário para serviços de apoio do Departamento de Saneamento da cidade de Nova York. “A DSNY está adquirindo esses sete veículos elétricos Mack LR de lixo em apoio à realização de nossos objetivos ambientais com um caminhão de zero emissões que também é extremamente silencioso.”

Com produção prevista para começar neste ano, o Mack LR Electric conta com dois motores elétricos de 167 kW, oferecendo uma potência combinada de 448 cv de potência e 4,051 lb.-pés. de torque, combinados com uma transmissão Mack Powershift de duas velocidades e eixos traseiros Mack S462R. de 46.000 libras.


Quatro baterias de íon-lítio NMC (Níquel Manganês Cobalto), carregadas por meio de um sistema de carga compatível com SAE J1772 de 150kW, oferecem propulsão do veículo e energia para todos os acessórios a bordo, acionados por circuitos de 12V, 24V e 600V. O sistema de frenagem regenerativa com três modos é responsável pela recarga contínua do caminhão de lixo ao longo do dia e ajuda a recuperar a energia das centenas de paradas que o veículo realiza diariamente.

Segundo a Mack, a inédita versão elétrica do consagrado Bulldog,  pode ser equipado com carrocerias e equipamentos de vários fabricantes, permitindo que o caminhão seja adaptado às necessidades exclusivas de cada cliente. 

Mack/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA