Facchini

Randon New R

Bridgestone anuncia novos investimentos e a expansão e modernização de fábrica na Bahia

Bridgestone/Divulgação

Obras terão início em 2021, gerando mais de 400 novos empregos para a região

A Bridgestone do Brasil anunciou um novo investimento em sua planta de produção de pneus em Camaçari, no Estado da Bahia. Acompanhando a crescente demanda do mercado por pneus de alta tecnologia e ganhos importantes de participação de mercado no Brasil e América do Sul, a companhia está investindo mais de R$ 700 milhões para a modernização e ampliação da fábrica, que expandirá em mais de 20% a sua capacidade produtiva. A expansão terá início no quarto trimestre de 2021 e criará 420 novos empregos na região, entre posições fixas e temporárias. Estiveram presentes na cerimônia oficial, mantendo os protocolos de saúde, Fabio Fossen, Presidente da Bridgestone Latin America South; Rui Costa, Governador do Estado da Bahia; Manoel Vitório, secretário da Fazenda; Marcus Cavalcanti, secretário da Infraestrutura; Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico; Antônio Elinaldo Silva, prefeito de Camaçari; José Tude, vice-prefeito de Camaçari; e Waldy Freitas, secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari.

“Este investimento faz parte de um plano de médio prazo de crescimento sustentável no Brasil, focado no mercado premium de pneus e na produção de pneus para veículos mais sustentáveis e elétricos/híbridos e reforça o nosso compromisso e a posição estratégica do País para os negócios globais da companhia”, comentou Fabio Fossen, Presidente da Bridgestone Latin America South. “Eu também gostaria de reconhecer e agradecer nossos clientes, consumidores e dedicados colaboradores, além do Governo da Bahia e do município de Camaçari, sem os quais este investimento não seria possível,” complementou Fossen.


Este novo investimento é parte do plano estratégico de negócios de médio e longo prazo anunciado pelo Grupo Bridgestone recentemente, visando tornar a companhia uma líder em soluções sustentáveis até 2050, proporcionando valor social e para o cliente.

O projeto de ampliação e modernização da planta prevê um aumento de produção anual de 3.5 milhões para 4.3 milhões de pneus, com novas tecnologias de fabricação e a crescente aplicação dos conceitos da indústria 4.0. Alinhada à visão da companhia de gerar valor social e para o cliente, a planta da Bridgestone em Camaçari se prepara para o crescimento da demanda por veículos elétricos/híbridos e sustentáveis – e os pneus de alto desempenho para equipá-los.

Inaugurada em 2006, a planta da Bridgestone na Bahia emprega mais de 900 colaboradores diretos e 400 indiretos. Nela, são produzidos pneus para veículos de passeio, caminhonetes e pick-ups, destinados ao mercado de equipamento original (montadoras), reposição e exportação. Em 2016, com 10 anos desde o início de sua operação, passou por outra expansão. No total, mais de R$1 bilhão já foram investidos na ampliação da estrutura de produção e produtos da unidade, desde a sua inauguração.


Em Camaçari, a Bridgestone também é conhecida por suas iniciativas sociais e ambientais, com o objetivo de gerar impacto positivo para a comunidade:

- Uma das iniciativas que contribuiu para o aterro zero da unidade, foi um biodigestor instalado para tratar, em média, 15 toneladas de resíduos orgânicos ao mês, o que resultou, em 2019, em 99,6% de reciclagem de todos os resíduos, orgânicos e inorgânicos, produzidos na planta;

- Criação de um Centro de Educação Ambiental para promover a conscientização ambiental dos estudantes das escolas públicas da comunidade e de filhos e familiares dos funcionários.

- Em 2021, a Bridgestone lançou em parceria com o SENAI um programa de capacitação para a comunidade de Camaçari, para formar mão de obra preparada para atuar na indústria pneumática. A primeira turma começou suas aulas em maio, com 20 alunos.

A empresa conta com outra fábrica de pneus, em Santo André (SP) e duas fábricas de bandas de rodagem Bandag, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA