Facchini

Volvo FH 750 é transformado no maior e mais potente varredor de ruas da Europa

Volvo/Divulgação

Modelo é resultado de um detalhado extenso trabalho de engenharia realizado em cooperação entre a Volvo Trucks e CMAR, fabricante da carroceria

A França passou a contar no fim de maio com um importante e impressionante reforço nos serviços de limpeza vias, um Volvo FH 750 8x2 que se tornou o maior e mais potente equipamento de varrição no continente Europeu.

Adquirido pela Ludo Balayage, o gigante é resultado de um trabalho conjunto de três anos entre a Volvo Trucks e CMAR, fabricante francesa referência no desenvolvimento e implementação de equipamentos de limpeza urbana. 

“A Volvo hoje está presente na maioria das frotas de varredoras dos nossos clientes. Mantemos um relacionamento muito bom com as equipes, tanto comerciais quanto técnicas, muito atentas ao desenvolvimento de produtos neste nicho. Esta colaboração é fruto de muito esforço e estudo. O resultado final é mais que satisfatório, é o orgulho de todas as equipes", explica Julien Bonnel, CEO da CMAR.


“A CMAR é um verdadeiro parceiro com quem conversamos frequentemente sobre novas funcionalidades, possibilidades técnicas, estudos de projetos, foi assim que nasceu este VS14. Para esta máquina excepcional, todos tentaram encontrar uma solução e conseguimos ultrapassar todos os impasses técnicos no começo. É um verdadeiro prazer ver este projeto transformado em realidade", destaca David Gilliers, engenheiro de produto da Volvo Trucks França.

Além da potência de sobra oferecida pelo extrapesado sueco, o título de maior varredor da Europa é assegurado pela presença da inédita carroceria BROCK VS14, até então única no continente. O equipamento traz como diferenciais, capacidade para 14m3 de resíduos, 10.000 litros de água com largura de trabalho de 5,5 metros, ou seja, 2 a 3 vezes maior do que as máquinas tradicionais, um moderno sistema de câmeras de 360º, sensores de presença e iluminação LED de última geração. Para maximizar a segurança e a precisão de serviços executados no período noturno, o equipamento de varrição conta ainda com um sistema de marcação a laser.

Volvo/Divulgação
Mas para comportar o equipamento, o Volvo FH 750 passou por um detalhado e preciso trabalho de engenharia que incluiu, deslocamento do segundo eixo para reposicionar o conversor catalítico no lado direito e entre o 1º e 2º eixos, tanque de Adblue de 32 litros reposicionado no lado esquerdo e também entre os eixos dianteiros, caixa de baterias recuada 250 mm e também reposicionamento do dos três balões de ar. Tudo isso feito em um entre eixos de 6.000 mm. 

Estrutura reforçada, eixo de redução simples com relação do eixo de 4,11, direção hidráulica, barras estabilizadoras dianteira e traseira reforçadas, resfriador de óleo de transmissão, compressor de ar de cilindro duplo com capacidade para 1100 l/min, tomada de força no câmbio e motor de 750 cv com 3.550 Nm de torque, completam a lista de recursos mecânicos.


A segurança e conforto do motorista também não foram deixados de lado. O exemplar recém adquirido conta com cabine leito, sistema de direção Volvo Dynamic Steering (VDS), volante ajustável em 3 posições, banco do motorista aquecido e com cinto integrado, banco do passageiro giratório e reclinável, cintos de segurança vermelhos, ar condicionado automático com sensor de qualidade do ar e filtro de carbono, aquecedor autônomo de cabine e geladeira de 33 litros com freezer e divisórias.

A lista de atributos do novo rei da limpeza urbana europeia, ainda é complementada pela presença de rodas de alumínio Alcoa Dura Bright, faróis bi-xenon, indicador de carga e suspensão a ar nos quatro eixos.

A primeira vista pode aquisição do Volvo FH 750 8x2 para varrição pode parecer um investimento elevado e de alto custo. Mas segundo as empresas, devido a ampla e significativa capacidade operacional, o gigante é capaz de substituir cerca de 2,5 máquinas tradicionais, ou seja, traduzindo-se em uma significativa economia no dia a dia.

Volvo/Divulgação

Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA