Facchini

Mercado Livre anuncia ampliação da frota com 46 caminhões movidos a gás

Mercado Livre/Divulgação

Até o fim ano, os 46 novos caminhões a gás estarão em operação nas regiões Sul e Sudeste

Com o objetivo de ampliar a rede de logística, mas sem abrir mão da minimização dos impactos ambientais das operações, o Mercado Livre confirmou nesta semana, a ampliação da frota sustentável com 46 novos caminhões movidos gás (Biometano ou GNV). Os novos modelos se juntarão às 51 vans elétricas que já operam no Brasil desde dezembro de 2020, reforçando assim, a busca por uma "logística mais verde na América Latina". 

Oito unidades entrarão em operação até o final do mês junho, sendo responsáveis pelo transporte de 40 mil encomendas em média por dia. Já as demais unidades deverão ingressar na frota do marketplace até dezembro, ampliando para 230 mil o número de encomendas transportadas diariamente. 

Quando comparados com os tradicionais modelos movidos a diesel, os caminhões abastecidos com GNV, reduzem em até 15% as emissões de CO2 - Dióxido de Carbono. Já o biometano, obtido a partir de resíduos orgânicos, garante uma redução de até 90%.


Inicialmente, a inédita frota de carretas sustentáveis do Mercado Livre irá operar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A expectativa é de que ao longo dos próximos meses, a frota também atenda as demais regiões, entretanto, para isso que isso ocorra de fato, a empresa "tem acompanhado a oferta deste tipo de combustível nos postos das principais rodovias". 

"A expansão da frota sustentável está em linha com a nossa estratégia de meio ambiente e sustentabilidade para toda a América Latina. Temos consciência do aumento do nosso impacto ambiental. Por isso, almejamos operações cada vez mais limpas do ponto de vista ambiental e o protagonismo de veículos elétricos e a gás em nossa logística, o que reforça o nosso cuidado e preocupação com o meio ambiente", comenta Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.

Atualmente a estrutura logística do Mercado Livre conta com carros elétricos, carretas, vans e aviões. Além disso, hoje, 90% das entregas da companhia ocorrem em até dois dias e 75% no dia seguinte, a partir da modalidade de Fulfillment, que atinge 1.800 cidades brasileiras - onde vive 80% da população do país.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA