Facchini

VÍDEO: Caminhoneiro aposentado cria mini Scania 113H com motor de moto

Portal Alegrete Tudo
Não há dúvidas de que o icônico Scania 113H reúne fãs a três décadas em todo o país, não só pela beleza, mas também pela robustez e baixo custo operacional. A icônica paixão pelo clássico extrapesado, quando combinada com conhecimento e criatividade também gera resultados incríveis, como por exemplo, uma versão em miniatura e totalmente funcional.

E foi exatamente isso que o caminhoneiro aposentado, Luis Alberto Gonçalves, de Alegrete, Rio Grande do Sul, fez. Após 40 anos na estrada, o gaúcho retomou nos últimos meses um antigo costume da infância, a construção de caminhões de madeira, e criou uma réplica 100% real e funcional do consagrado Scania 113H.

Em entrevista ao Portal Alegrete Tudo, o caminhoneiro relevou detalhes de todo o projeto e do processo de construção do caminhão de brinquedo. Segundo o gaúcho, o incrível brinquedo é resultado da combinação entre a paixão pela profissão, o gosto pela mecânica e a internet, onde encontrou dicas para colocar em prática o projeto.


Com 3 metros de comprimento, 1,75 metros de altura e tração 6x2, o mini Scania 113H é equipado com um motor de motocicleta de 150 CC, caixa de câmbio de Chevette e rodas aro 13. Destaca-se ainda a presença de um sistema de ar-condicionado, também totalmente funcional. Segundo Luis Alberto, o modelo conta ainda com um tanque de combustível de até 5 litros, apesar disso, é bastante econômico, tendo uma média de 12 quilômetros por litro.

Conduzido pelo seu neto de 13 anos, Leonardo Gonçalves, a incrível réplica do Scania 113H não impressiona apenas pela funcionalidade, mas também pelo capricho e riqueza de detalhes. Destaque para a carroceria de madeira, rodoar, climatizador, faixas decorativas e uma tapeçaria completa na parte interna.

Ainda segundo o caminhoneiro aposentado, o projeto não está concluído, faltando ainda alguns ajustes. A expectativa é legalizar o brinquedo na modalidade artesanal. E por meio de um canal no Youtube, o gaúcho revela mais detalhes do mini caminhão.

Portal Alegrete Tudo
Portal Alegrete Tudo
Portal Alegrete Tudo

Assista o mini Scania 113H circulando:

Com informações: 
Portal Alegrete Tudo

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA