Facchini

Randon New R

Volvo lança escavadeira EW240E MH no Brasil

Volvo/Divulgação
A Volvo está introduzindo no Brasil mais opção em sua linha de escavadeiras para manipulação de materiais. A nova EW240E MH, de 26 toneladas de peso operacional, é bastante versátil. Com sua lança reta de 6,5m e braço do tipo “pescoço de ganso” de 5m, a máquina tem um alcance impressionante de mais de 11 metros. “É um equipamento de máxima produtividade com uma gama de recursos testados e comprovados”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo Construction Equipment para o mercado do Brasil.

Manipulação de materiais
“O principal foco da nova EW240E MH é a manipulação de materiais. A máquina é ideal para aplicações que requerem ótimo alcance e excelente visibilidade. É um equipamento com larga aplicação em indústrias de resíduos e reciclagem, por exemplo”, assegura Boris Sánchez, gerente de engenharia de vendas da Volvo CE na América Latina.

Com décadas de excelência em engenharia, a Volvo desenvolveu a EW240E a partir de conceitos comprovados por suas antecessoras, adicionando uma série de novos recursos.

“A máquina tem uma estrutura superior única e material rodante reforçado para suportar a severidade de aplicações de classificação de sucata, por exemplo”, explica Sánchez. “Alguns recursos específicos são a cabine com sistema de elevação hidráulica, quatro estabilizadores, pneus sólidos de borracha e uma lança reta, que pode trabalhar com braços variados”, argumenta.

O desempenho é aprimorado pelas funções de flutuação e amortecimento dos cilindros da lança, que minimizam a vibração e mantêm a garra no lugar, garantindo estabilidade. Para precisão ainda maior, o controle da garra e o sistema de frenagem com giro suave funcionam em plena harmonia, enquanto o sistema hidráulico otimizado oferece respostas instantâneas.

Conforto e segurança
Entrar e sair do equipamento é fácil para o operador, graças aos degraus dos estabilizadores laterais e aos corrimãos com cores vivas.

A espaçosa cabine Volvo pode ser elevada até cinco metros para uma excelente visão da área de trabalho. Estável mesmo em altura, a cabine tem amortecimento duplo para reduzir o ruído e as vibrações.

Para aumentar a segurança, a escavadeira EW240E MH tem ainda braço projetado para evitar colisão entre a cabine e a garra. Para trabalho em ambientes fechados, a Volvo oferece o opcional de limitação de altura da lança como um recurso extra para evitar acidentes. 


Configurações versáteis
O equipamento pode ser facilmente customizado às diversas necessidades operacionais. Um exemplo é a versatilidade de braços. É possível escolher a máquina com um braço tipo “pescoço de ganso” ou com um braço de seleção reto, garantindo sempre melhor opção para cada trabalho. Otimizadas por circuitos auxiliares instalados de fábrica, as garras funcionam em perfeita harmonia com o equipamento.

A EW240E MH oferece como opcional a preparação do sistema hidráulico para a instalação de um gerador para eletroímã.

Visibilidade e controle
Com grande área envidraçada, a cabine Volvo oferece visibilidade panorâmica e segurança máxima. Para melhorar ainda mais a visão do ambiente de trabalho é possível adicionar o recurso Volvo Smart View, um conjunto de câmeras que proporcionam visão de 360° ao redor da máquina.

Para maior comodidade, o Comfort Drive Control (CDC) oferece ao operador a oportunidade de dirigir a máquina até 20 km/h usando apenas o joystick, um recurso inédito na linha de escavadeiras de rodas Volvo. Para operações de manipulação de materiais, a máquina pode ser encomendada sem coluna de direção. Isso permite que o operador controle e desloque a máquina apenas com os joysticks.

“E” de eficiência
A Volvo EW240E MH é inteligente também na economia de combustível. Além do modo ECO, que é ativado automaticamente, a escavadeira tem outros recursos para aumentar a eficiência. A marcha lenta automática, que reduz a rotação do motor quando os controles estão inativos por um período de tempo predefinido, associada ao desligamento automático do motor (opcional), ajuda a reduzir o consumo.

O motor Volvo de 129 kW (173 hp) tem torque de 850 Nm a apenas 1.350 rpm, com baixas emissões (EU Stage V).

Para maximizar o tempo da máquina em operação, a Volvo EW240E MH foi projetada pensando na facilidade de manutenção. Os pontos de lubrificação são agrupados e os filtros posicionados atrás de portas laterais de grande abertura, todos acessíveis ao nível do solo.

Linha completa
A EW240E MH chega ao mercado brasileiro para juntar-se à EW205D. “Com os dois modelos atendemos a uma ampla variedade de aplicações que requerem máquinas avançadas para o segmento manipulação de materiais”, finaliza Gilson Capato.
FONTE:
Volvo

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA