Facchini

Randon New R

Continental investe em pneus sustentáveis

Continental/Divulgação
Os pneus produzidos a partir do látex extraído da planta dente-de-leão (Taraxagum) são uma parte importante das iniciativas de sustentabilidade da Continental e de seu ambicioso objetivo de tornar seu processo de pesquisa, desenvolvimento e fabricação ainda mais sustentável.

Para que os pneus do futuro sejam ainda mais eficientes energeticamente e amigáveis em relação ao meio ambiente em termos de produção, uso e reciclabilidade, a fabricante de pneus de tecnologia alemã vem investindo de forma sistemática em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, materiais alternativos e processos produtivos compatíveis com ecossistema.


É o caso do bem-sucedido projeto Taraxagum™, que utiliza o látex do dente-de-leão russo como alternativa à seiva da seringueira. Em 2018, resultado de um investimento de €35 milhões, a Continental Pneus inaugurou na Alemanha um laboratório exclusivo para pesquisas sobre a produção de borracha a partir dessa planta. A companhia já iniciou a fase de testes de pneus de passeio e de carga produzidos com essa nova matéria-prima.

Hoje, a borracha natural ainda é obtida quase exclusivamente da seringueira (hevea brasiliensis), que só pode ser cultivada em uma pequena fração da superfície terrestre. O ciclo de crescimento de uma seringueira é de, aproximadamente, sete anos antes de começar a produzir o látex que pode ser usado na produção de borracha. Já o dente-de-leão tem um período de crescimento de apenas um ano da semeação até a colheita.
FONTE: Divulgação
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA