Facchini

Randon New R

Renault Trucks inicia a produção de caminhões elétricos

Renault Trucks/Divulgação
A Renault Trucks confirmou nesta semana o início da produção e comercialização de caminhões elétricos na Europa. De acordo com a montadora francesa, os modelos D e D Wide ZE serão produzidos a partir deste mês na fábrica de Blainville-sur-Orne, na região da Normandia, França.

Inaugurada em 1957, a fábrica é especializada na produção de veículos médios e cabines de caminhões. De acordo com a Renault Trucks, o local tem capacidade para produzir diariamente 240 cabines e 72 veículos.

Para se tornar a primeira unidade da Renault Trucks, dedicada a produção de caminhões elétrico, a planta de Blainville-sur-Orne passou por um extenso aprimoramento que incluiu, a modernização das instalações, desenvolvimento de uma linha de montagem totalmente nova, aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta e a criação de uma área com temperatura controlada, dedicada exclusivamente ao armazenamento das baterias.


Segundo a Renault Trucks, a produção dos veículos elétricos começa uma semana antes dos caminhões chegarem de fato a linha de montagem. Técnicos altamente qualificados são responsáveis pelas operações preliminares de produção de componentes específicos, como por exemplo do trem de força. Ainda de acordo com a montadora francesa, a produção dos caminhões elétricos ocorrerá simultaneamente a fabricação dos tradicionais modelos a diesel. Ao todo, são necessárias 50 horas para produção de um caminhão elétrico. 

A expectativa da Renault Trucks é de que os veículos elétricos representem 10% do volume de vendas até 2025.
Renault Trucks/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA