Facchini

Deputado pede a inclusão de caminhoneiros no decreto que flexibiliza a posse de armas

O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a inclusão dos caminhoneiros, que trabalham diretamente com o transporte de cargas, no Decreto que flexibiliza a posse de armas. 
O Decreto assinado nesta terça feira (15), garante aos cidadãos brasileiros de bem a autorização para manter uma arma de fogo em casa ou no local de trabalho (desde que o dono da arma seja o responsável legal pelo estabelecimento).
Segundo informações do portal ES HOJE, o deputado capixaba defende a posse e o porte para os caminhoneiros a fim de lhes assegurar a integridade física, garantindo a defesa de eventuais abordagens delituosas, evitando a própria morte e os respectivos e alarmantes prejuízos financeiros.
No pedido feito ao presidente da República, o deputado destacou ainda os dados divulgados em maio de 2018 pela Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística). Segundo a entidade, em 2017 as 25.970 ocorrências de roubos de carga causaram um prejuízo superior a R$ 1,5 bilhão ao país. 
Os dados divulgados pela entidade destacam ainda que a região Sudeste concentrou 85,53% do total, cerca de 22.212 ocorrências (81,56% somente em São Paulo e no Rio de Janeiro). Já o Nordeste concentrou 5,83% das ocorrências, seguido pelo Sul (5,55%), Centro-Oeste (2,46%) e Norte (0,63%). 
Além dos dados alarmantes da NTC&Logística, um levantamento feito pelo comitê de transporte de cargas do Reino Unido (Join Cargo Committee) em 2017, classificou o Brasil como o 6º país mais perigoso no mundo para se realizar o transporte de cargas.  O país só perde para regiões conflagradas e em guerra, como Síria, Líbia, Iêmen, Afeganistão e Sudão do Sul.
Projeto de lei semelhante para caminhoneiros 
Em maio de 2018, durante o XVIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, o Deputado Federal Professor Victório Galli (PSL/MT) apresentou o Projeto de Lei 10.205/2018, que concede a posse de armas aos caminhoneiros, com uso restrito ao interior dos caminhões.
Na proposta o autor ressaltou a insegurança e sofrimento diário de caminhoneiros diante dos frequentes ataques de bandidos em rodovias e nas grandes cidades. 
"Sou a favor da posse de armas para os caminhoneiros que arriscam suas vidas pelo Brasil afora para trazer o sustento de suas famílias", argumentou o deputado no teor do projeto. 

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: ES HOJE 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA