Facchini

Iveco Stralis X-Way chega ao mercado australiano

A Iveco apresentou recentemente ao mercado australiano a linha Stralis X-Way Euro 6. Desenvolvida para aplicações vocacionais mistas, a nova linha chega ao país com a missão de entregar aos transportadores uma ampla gama de novos recursos de segurança e uma significativa redução de consumo de combustível e de emissão de gases. 

Resultado de três anos de testes com resultados excelentes, a inédita linha Stralis X-Way conta com duas versões, chassi rígido ou cavalo-mecânico e ambas com opções de tração 6x4 ou 8x4. Destaca-se ainda três opções de cabine, simples (Day), leito teto baixo (Sleeper) e leito teto alto (Active Space Sleeper). 

Outro grande destaque dos modelos Stralis X-Way é o elevado número de opções de motorização. De acordo com a montadora italiana, estão disponíveis os novos motores IVECO Cursor 9, 11 e 13 common rail, com potências que variam de 310 cv e 1300 Nm de torque a 510 cv e 2300 Nm de torque. 

A ampla gama de motorização é complementada pela nova transmissão automatizada HiTroniX de 12 velocidades da Iveco. Além de proporcionar trocas de marchas mais rápidas e precisas, a transmissão possui uma vida útil 80% superior as anteriores. De acordo com a montadora, a durabilidade das caixas HiTroniX pode chegar até 1,6 milhão de quilômetros, reduzindo de forma significativa o custo de propriedade do veículo.

Para garantir uma significativa redução no consumo de combustível, o Stralis X-Way conta com uma série de sistemas e tecnologias exclusivas, como por exemplo, "Ecoswitch", "Auto Only Mode" , "Ecoroll" e "Gap Setting" (uma função do Adaptive Cruise Control). 


No quesito segurança a nova linha Stralis X-Way também não deixa a desejar. Os modelos contam com Sistema de Frenagem Eletrônico (EBS) com Sistema de Assistência de Freio (BAS), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Suporte Hill, Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC), Sistema avançado de travagem de emergência (AEBS), sensores de faixa de rolagem (LDWS), suporte de atenção do condutor (DAS), sistema de monitoramento da pressão dos pneus, luzes diurnas e faróis bi-xênon.

Outro ponto de destaque da linha Stralis X-Way é o conforto oferecidos pelas cabines que contam com um novo design de painel de instrumentos, sistema multimédia IVECONNECT, volante com comandos, sistema de climatização, bancos em couro e um amplo número de bagageiros e porta objetos. 

Segundo a montadora italiana, o projeto Stralis X-Way marca o ponto culminante de um programa de engenharia de quatro anos entre a IVECO Austrália e o centro de engenharia global da IVECO, resultando em modelos que combinam desenvolvimento local extensivo com as mais recentes tecnologias inovadoras da Europa.

Produzidos inteiramente na planta de Dandenong, no estado de Victória, Austrália, a nova linha Stralis X-Way contará com uma garantia padrão de 2 anos ou 500.000 quilômetros.
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA