Facchini

Novo Mercedes-Benz Actros: O primeiro caminhão produzido em série sem retrovisores

Antecipando as novidades que estarão no 67º IAA Commercial Vehicles em Hannover, que acontecerá entre os dias 20 a 27 de setembro, a Mercedes-Benz apresentou ao mercado europeu nesta quarta-feira (5), o novo extrapesado Actros. Confirmando todas as especulações anteriores, o modelo se destaca pelo elevado nível de segurança, tecnologia e conectividade. 


Confira agora os principais destaques do novo Mercedes-Benz Actros que estará disponível para encomendas a partir do IAA 2018, com entregas previstas para a primavera do continente europeu no próximo ano. 

MirrorCam: Saem os retrovisores, entram as câmeras 
Um dos principais destaques do novo extrapesado da Mercedes-Benz é o fim dos tradicionais retrovisores. A partir de agora o Actros passa contar com o MirrorCam, um sistema moderno de câmeras monitores que substitui os retrovisores convencionais, amplia o campo visual do motorista e garante uma significativa redução do consumo de combustível. 


As imagens capturadas pelas câmeras posicionadas à direita e à esquerda da estrutura do teto, são exibidas em dois monitores de 15 polegadas com uma resolução de 720 x 1920 pixels, posicionados nas colunas internas da cabine.


O MirrorCam se destaca pelas múltiplas funções, como por exemplo, modo de visão noturna, linhas de distância que permitem uma avaliação mais clara do tráfego na parte traseira, giro do ângulo das imagens de acordo com a manobra realizada e ajustes de brilho e ângulo através de controles posicionados na porta. 

Outra grande destaque do MirroCam é um sistema de segurança que aciona as câmeras mesmo como o veículo totalmente desligado e com as cortinas fechadas. A novidade que pode ser acionada por um interruptor localizado na porta e outro na cama, permite que motorista verifique a área ao redor do veículo, especialmente em tentativas de roubo ou vandalismo. 

Ainda segundo a Mercedes-Benz, o sistema MirroCam pode ser substituído pelos retrovisores tradicionais a qualquer momento, graças a presença de pontos de fixação pré-definidos na estrutura da porta.

Com a novidade, o Mercedes-Benz Actros passar a ser o primeiro caminhão produzido em série a contar com a tecnologia de câmeras no lugar dos tradicionais retrovisores. Até então, essa substituição só era vista apenas em veículos conceito. 
Cockpit Multimedia: Interior futurístico e conectado
Outra grande novidade na linha Actros é o Cockpit Multimedia. Os tradicionais mostradores (velocímetro, RPM, nível de combustível entre outras informações) e botões do painel central foram substituídos por duas telas de 10 polegadas. 

Segundo a montadora, o display colorido primário instalado atrás do volante, conta com tela plana de alta resolução e fornece ao motorista todas as informações básicas relevantes para a direção, podendo ser configurada para atender às necessidades individuais. 

Já o segundo display, que assume a função de painel de controle conta com tela plana e função touchscreen. Funções importantes como luz, aquecimento, ar condicionado ou telefonia podem ser selecionadas diretamente via teclas de atalho. Além disso, o motorista pode ter o status do veículo, como pressões de pneus ou cargas por eixo, exibido a qualquer momento.

A tela colorida primária e a tela de toque secundário também podem ser controladas pelo novo volante multifuncional com seus blocos de controle por toque, também conhecidos como almofadas de navegação por dedos. Ao deslizar e pressionar os botões de controle de toque, o motorista está em condições de operar as duas telas com segurança, mesmo durante a condução.

O conforto do Cockpit Multimedia é reforçado graças a uma ampla variedade de conexões para dispositivos móveis. Além de duas portas USB, o novo Actros oferece um sistema de viva-voz com Bluetooth duplo, que permite que dois telefones celulares sejam conectados ao mesmo tempo e a integração do smartphone via Apple CarPlay TM. ou Android Auto.

Outro benefício do novo Multimedia Cockpit é que até seis perfis de motoristas podem ser salvos usando o cartão de motorista do tacógrafo digital convencional ou o cartão de motorista Fleetboard.

O Interactive Cockpit Multimedia vem com um sistema de navegação com Traffic Sign Assist e Remote Online para gerenciar e verificar as funções do veículo usando um smartphone. Além de telefonia conveniente, o novo cockpit também oferece a opção de carregar smartphones sem fio.

Esta opção oferece o mais alto nível de conectividade: Veículos com o Multimedia Cockpit interativo podem ser conectados ao Portal de Aplicativos MB Truck para acessar aplicativos que aumentam a conveniência e a eficiência. Resumindo: "App your Truck" é uma realidade para o novo Actros.

Completam os atributos do Cockpit Multimedia, a nova chave com controle remoto. Com esse recurso, o motorista pode bloquear ou desbloquear seu caminhão convenientemente a uma distância de até 50 metros. O controle remoto via rádio possui operação independente da direção e não precisa ser direcionado diretamente para o veículo. Para ligar o motor com o botão start-stop, a chave simplesmente deve estar localizada dentro do veículo. Isso significa que ele pode ficar na calça do motorista ou no bolso da jaqueta.

Active Drive Assist: O primeiro caminhão de produção em série com tecnologia de condução semi-autônoma

Reforçando ainda mais o pioneirismo no mercado de caminhões pesados, o novo Mercedes-Benz Actros passa a contar agora com Active Drive Assist, considerado pela montadora como o recurso mais importante e espetacular do modelo.


Ao contrário de sistemas que funcionam apenas dentro de uma determinada faixa de velocidade, o Active Drive Assist permite que o motorista acesse a semi-automação de direção em todas as velocidades pela primeira vez em um caminhão de produção em série. Novos recursos incluem controle lateral ativo e a combinação de controle longitudinal e lateral em todas as faixas de velocidade, combinando informações de radar e câmera.

O Active Drive Assist baseia-se no comprovado sistema Proximity Control Assist com função stop-and-go, bem como no Lane Keeping Assist. O acionamento ativo assistido freia o caminhão se ele ficar muito próximo de um veículo que esteja dirigindo na frente e acelerando novamente até que uma velocidade definida seja atingida. Também mantém ativamente o veículo na pista. Se o veículo estiver saindo inadvertidamente da pista, o Active Drive Assist intervirá e direcionará o veículo de volta para sua pista. A distância do veículo à frente e a posição do veículo na sua faixa podem ser ajustadas em várias etapas, utilizando o menu de assistência à condução.

Para orientação de faixa, o sistema usa as marcações de estrada nos dois lados da estrada para orientação com a ajuda de uma câmera. Se uma marcação for detectada e essa marcação for cruzada de maneira não intencional, o Active Drive Assist fornecerá avisos visuais e sonoros e guiará ativamente o veículo de volta à sua faixa. Um fator de segurança importante é que a orientação da faixa ativa permanece no lugar, mesmo que o motorista tenha desativado o Active Drive Assist.


O Active Drive Assist é capaz de dar suporte ao motorista em estradas retas, curvas leves e em situações de tráfegos intensos. 

Embora a responsabilidade pelo monitoramento das condições de tráfego permaneça com o motorista, o Active Drive Assist diminui consideravelmente a carga do motorista e contribui de forma importante para aumentar a segurança nas estradas.

Ao dirigir de forma independente na pista, o Active Drive Assist também usa o novo sistema de direção Servotwin que é assistido eletro-hidraulicamente. Em situações em que o veículo não está sendo acionado semiautomático, o Servotwin complementa o torque de direção aplicado pelo motorista com torque de direção adicional e, assim, melhora o conforto de direção. Entre outros cenários, isso ajuda consideravelmente ao manobrar em espaços apertados.

Todos os sistemas de assistência do novo Actros trabalham de mãos dadas e auxiliam-se mutuamente. Por exemplo, o Active Drive Assist sempre leva em consideração os parâmetros do sistema aprimorado de controle preditivo do trem de força para garantir um modo de condução eficiente. 

Novos sistemas de segurança
No quesito segurança, o novo Mercedes-Benz Actros traz o Active Brake Assist 5. Baseado em uma sistema composto por uma câmera e um radar, o Active Brake Assist 5 aciona todo o sistema de frenagem de forma automática sempre que identificar uma situação de risco de colisão, provocada por frenagens bruscas de outros automóveis a frente, obstáculos repentinos ou pedestres e animais que cruzarem a frente do caminhão. 

Com o lançamento da novo Active Brake Assist, a Mercedes-Benz reafirma a sua posição de liderança quando se trata de segurança em caminhões pesados, um papel que é continuamente reafirmado pela demanda do mercado. Desde que o Active Brake Assist 1 foi introduzido em 2006, a Mercedes-Benz Trucks vendeu quase 230.000 caminhões com o sistema de frenagem de emergência. 

A eficiência do Active Brake Assist é reforçada pela presença do Sideguard Assist, um sistema que monitora o lado do co-piloto e ajuda o motorista a evitar possíveis colisões com ciclistas, pedestres ou obstáculos estacionários, como semáforos, sinais de trânsito ou postes de iluminação ao dar avisos antecipados ao motorista. O sistema se destaca principalmente em vias urbanas.

O Sideguard Assist é composto por dois sensores de radar de curto alcance na estrutura em frente ao eixo traseiro do caminhão. A zona de monitoramento lateral tem uma largura de 3,75 m. O sistema está configurado para cobrir o comprimento de todo o conjunto (cavalo-mecânico e semirreboque), mais 2 m à frente do veículo e até 1 m atrás. 

Outro sistema de segurança que se destaca no novo Mercedes-Benz Actros é o Trailer Stability Control Assist. Em situações críticas, o sistema ativa de forma automática a frenagem  de reboques e semirreboques por precaução, estabilizando assim todo o conjunto. 

Completam os atributos de segurança do novo Mercedes-Benz Actros a presença do freio de estacionamento eletrônico (semelhante ao presente em carros de luxo) com função HOLD.

Novo sistema de iluminação 
Todos os atributos de segurança do novo Mercedes-Benz Actros são complementados por um novo sistema de iluminação, indispensável para garantir segurança e facilidade ao dia a dia do motorista. O modelo passar a contar agora com um sistema de iluminação 100% LED, com luzes diurnas, novo design noturno e sistema de ajuste automático em caso de veículos no sentido contrário, em curvas e em situações de baixa visibilidade provocadas por nevoeiros. 

Actros NGT: O primeiro pesado da Mercedes-Benz movido a gás natural 
A atualização da linha Actros vêm acompanhada ainda do lançamento de uma versão movida a gás natural, batizada de Actros NGT. 

Equipado com o motor a gás M 936 G de seis cilindros em linha e potência de 222 kW (302 cv), o inédito Actros NGT reduz em cerca de um quarto as emissões de CO 2 e garante ainda um baixo nível de ruído, ideal para operações noturnas em grandes centros urbanos.

De acordo com a montadora, o Actros NGT será disponibilizado com chassi rígido e opção de dois ou três eixos, para aplicações de distribuição pesada em rotas diárias de até 250 quilômetros. 

Completam os atributos do modelo, os tanques altamente estáveis ​​feitos de aço e material compósito que transportam 4 x 145 litros de gás, o que pode ser complementado por mais 4 x 100 litros de gás como opção.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA