Facchini

Manutenção da frota: O que considerar ao comprar unidades de refrigeração para caminhões e trailers

A aquisição de uma unidade de refrigeração para caminhões em 2017 é muito diferente do que era há dez, cinco ou até mesmo um ano atrás. Não apenas por causa da evolução da tecnologia, mas também devido às regulamentações relacionadas ao ruído, às emissões de gases e aos padrões de segurança alimentar. A gama de opções de  produtos disponíveis hoje no mercado é muito maior. Para garantir a decisão certa para a sua aplicação, frota e orçamento, vários pontos chaves devem ser considerados.

Capacidade
Em primeiro lugar, o produto escolhido precisa cumprir os requisitos de refrigeração da carga. Em outras palavras, quais são as necessidades de capacidade dos produtos transportados? É alimento processado, carne, sorvete, produtos farmacêuticos ou um mix de produtos? Os produtos serão transportados em compartimentos separados ou em um único compartimento a uma única temperatura? Produtos frescos um dia, congelados no dia seguinte, ou a mesma carga e  temperatura no dia a dia? Existem unidades de diferentes tamanhos e capacidades para atender à todas as necessidades, algumas aplicações multi-usos e algumas específicas.

Eficiência de Combustível e Manutenção 
Para competir no mercado, obtendo lucros reais e, em muitos casos, apenas sobreviver na atual indústria de transporte refrigerado altamente competitiva, é obrigatório: a escolha de um equipamento de refrigeração que consuma combustível de forma eficiente, que tenha fácil manutenção, que possua um registro de dados confiável e que tenha garantia. A economia de combustível e a confiabilidade do equipamento refrigerado resulta em menos tempo de inatividade, redução das despesas de manutenção e aumento dos lucros finais. Investir nos acessórios e opcionais que estão disponíveis para alguns equipamentos de refrigeração para carretas e caminhões, como produtos de gerenciamento de energia e telemática, podem ajudar a produzir e armazenar energia enquanto estiverem na estrada.
A telemática pode rastrear o desempenho da unidade (e localização), comunicar remotamente o status e fornecer um aviso para evitar que um pequeno problema se torne um evento de manutenção mais grave. Os acessórios de gerenciamento de energia podem incluir desde painéis solares que geram energia e prolongam a vida útil da bateria da unidade, até carregador para a bateria da plataforma elevatória de carga, alternadores suplementares e sistemas de potência com baterias EON que fornecem energia para as luzes internas do caminhão e muito mais. Dependendo das necessidades de energia do caminhão ou da carreta, há opcionais a serem considerados ao escolher a unidade de refrigeração e você irá querer garantir a compatibilidade.
Confiabilidade e Durabilidade
Os equipamentos de transporte refrigerado para caminhões ou carretas, sofrem deterioração enquanto estão nas estradas. Dependendo do local de operação, eles serão expostos a diversos fatores ambientais, incluindo temperaturas extremamente altas ou baixas, chuva e vento, além dos vários imprevistos nas estradas como pedras, sal, insetos e até pássaros (Sim, você ouve sobre tudo isso neste negócio!). Os equipamentos escolhidos devem ser construídos para suportar todos esses fatores.

Custo Total da Unidade 
O custo total do equipamento, inclui o valor residual para revenda. Ao considerar a compra de uma unidade de refrigeração, certifique-se de olhar todos os elementos e não apenas os investimentos iniciais. Combustível, manutenção, confiabilidade, conformidade legislativa e a garantia do transporte seguro de mercadorias, todos esses fatores influenciam na equação final. Escolha uma empresa respeitável que possa colaborar com você, fornecer uma rede confiável de prestadores de serviços treinados e oferecer informações valiosas sobre unidades de refrigeração que melhor atendam às suas necessidades.
Existem diferentes modelos de unidade de refrigeração para as mais diversas aplicações. Escolha um fornecedor que possa oferecer produtos com várias configurações que atendam aos diferentes ciclos de vida e requisitos de capacidade maiores e menores. Verifique quem pode oferecer melhores opções de gerenciamento do sistema, pois isso garantirá desempenho e te dará paz de espírito por ter a sua carga protegida. Escolha um fornecedor que tenha um histórico por fornecer equipamentos confiáveis e duradouros, além de treinamento operacional para garantir que você utilize os equipamentos corretamente. Escolha um fornecedor que estará com você por longo prazo.
ARTIGO: Vinilton Souza - Gerente de Serviços da Thermo King e responsável pelos atendimentos técnicos aos clientes, suporte técnico ao dealers e pelos processos de atendimento e pagamentos de garantias no Brasil.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA