Facchini

Raridade: Ford F-4000 de 1991 zero KM é encontrada

Consagrada em todo o país pela robustez, durabilidade e força, a série F da Ford deixou sua marca no transporte rodoviário de cargas do Brasil. Produzida entre 1975 e 2011, os caminhões série F se tornaram referência em aplicações mais específicas como o segmento de manutenção (redes elétricas, telefonia, água, esgoto, aplicações rurais).
Em 2014 a Ford decidiu retomar a produção dos modelos no país, após uma forte queda nas vendas do segmento de semileves. 
Apesar da retomada da produção, não é difícil encontrar em circulação os modelos mais antigos, muitos ainda trabalhando apesar das marcas deixadas pelo tempo, afinal até 2011 foram comercializadas mais de 170 mil unidades da série F. 
Prova disso é a recém descoberta feita por Reginaldo de Campinas, um especialista em veículos antigos de São Paulo. Segundo publicação desta sexta-feira (3), uma F-4000 de 1991 foi encontrada em estado de zero quilômetro. Ao todo foram 26 anos de guardada sem nunca ter trabalho nem se quer recebido carroceria. 
De acordo com Reginaldo, a aquisição ocorreu em uma época de grande instabilidade econômica no Brasil, marcada principalmente pela hiperinflação, que passava de 80% ao mês. Diante deste cenário era comum a compra de bens, afim de proteger o dinheiro, como no caso desta Ford F-4000. 
Destaca-se nas fotos recém divulgadas o excelente estado de conservação do modelo, com pintura e faixas preservadas, pneus, lanternas e acessórios originais da época, adesivos, inscrições e plaquetas originais de fábrica e um interior totalmente conservado, além da quilometragem original da fábrica ao concessionário e em seguida até o proprietário, onde permaneceu guardada até este ano.  Vale ressaltar ainda que a F-4000 encontrada nunca passou por nenhum tipo de reforma ou restauração, inclusive nunca recebeu carroceria. 
Até o momento não foram divulgadas informações sobre o local onde o modelo foi encontrado e nem se será colocado a venda, entretanto no site oficial a F-4000 encontra-se como reservado. 

Confira mais detalhes do modelo: CLIQUE AQUI
TEXTO: Lucas Duarte
FOTOS: Reginaldo de Campinas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA