Facchini

Volkswagen amplia linha Delivery com 6 novos modelos

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresentou na última semana seis novos modelos que ampliam a linha Delivery e atende a padrões internacionais para os mercados mais exigentes. O lançamento aconteceu em Resende, Rio de Janeiro. 

Fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas da versão anterior, a nova linha Delivery reúne soluções sob medida, perfeita funcionalidade e qualidade visual. 

Dentre as grandes novidades do lançamento está o inédito Delivery Express, que chega ao mercado brasileiro para atender o disputado segmento de 3,5 toneladas. Ideal para entregas em centros urbanos, o modelo reúne os atributos de um caminhão grande num veículo pequeno, tais como espaço interno e robustez, com design moderno. 

A nova linha Delivery conta ainda com cinco novos modelos que atendem os segmentos de 4 a 13 toneladas, são eles: 4.150, 6.160, 9.170, 11.180 e 13.180 (6x2). Todos chegam em três versões: A City, de entrada; a Trend, sob medida para o dia a dia das mais diversas operações; e a Prime, que traz aspectos visuais e de conforto diferenciados. 

Interior
Exterior de caminhão, mas interior e conforto de carro de passeio, é assim que a Volkswagen define os novos modelos da linha Delivery, que reúnem o que há de mais inovador em termos de ergonomia, conforto, espaço interno e robustez.
Destaca-se o novo painel de instrumentos com conceito modular, que permite ao operador organizar dispositivos como rádio, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. A nova linha Delivery conta ainda com assentos feitos com tecidos de alta resistência, cores escuras e hidro-repelentes, uma série de porta-objetos que facilitam a organização, incluindo consoles que comportam garrafas de até dois litros, encosto do banco central, rebatível, servindo de mesa e apoio, bancos e volante com regulagem de altura e posição, sistema de ar-condicionado atende às mais rigorosas especificações e sistema de chicote elétrico original de fábrica preparado para a instalação de rádio, alto-falantes e climatizador.

Exterior
O design alemão marca os novos traços externos da nova linha Delivery. Dentre as novidades está o novo conjunto de faróis que reúne farol alto e baixo, luz indicadora de direção frontal e luz posição frontal. Já as lanternas de posição laterais, indicadoras de direção laterais e delineadoras são de tecnologia LED, de melhor iluminação e maior vida útil.

A estrutura da cabine é mais um destaque, pois o habitáculo conta com o reforço dos aços de alta resistência, que a tornam mais segura e resistente, atendendo aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29).

Motor e transmissão
A nova linha Delivery conta com motores Cummins e transmissões Eaton. O Delivery Express e o 4.150 são equipados o motor Cummins ISF de 2,8 litros de 150 cv e torque máximo de 360 Nm, combinado com a caixa ESO-4106. Já o Delivery 6.160 conta com o motor Cummins ISF, de 2,8l de 160 cv e torque máximo de 430 Nm, combinado com ESO-4206.

Os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, por sua vez, são equipados com o Cummins ISF, de 3,8 litros com potências de 165 a 175 cv e torque máximo de 600 Nm. Entretanto, os novos modelos de 9 e 11 toneladas contam com a transmissão ESO-6106, e o 13.180 tem a caixa ESO-6206. 

Em fase final de desenvolvimento está a opção de transmissão automatizada, que será oferecida para os veículos de 9, 11 e 13 toneladas.

Redução de peso
Outro grande destaque da nova linha de caminhões VW Delivery é a significativa redução de peso em relação aos modelos anteriores, segundo a montadora os novos modelos estão até 10% mais leve, proporcionando maior capacidade de carga e menor consumo de combustível. 

A produção do novo Delivery utiliza o que há de mais inovador em termos de materiais, em linha com a evolução mundial no segmento de matérias-primas que trazem mais leveza e sustentabilidade à indústria automotiva, reunindo aços de alta resistência e menor espessura, além de plásticos de engenharia. 

O veículo utiliza ainda materiais amigáveis ao meio ambiente, caso dos revestimentos em fibras orgânicas, que trazem a juta em sua composição. Além disso, tem 90% de sua composição reciclável graças ao emprego de peças e partes em aço e plástico polipropileno.

A cabine da nova linha Delivery passou por mudanças que reduziram seu peso e ampliaram sua resistência. A utilização de plásticos de engenharia no lugar de aços, ampliam a resistência e reduzem o peso em 30%. 

Feito sob medida
Concluindo o pacote de novidades da nova linha Delivery, estão o novo chassi mais robusto e leve, graças a utilização de novos materiais, como por exemplo travessas de alumínio. O novo chassi passa a contar ainda om rastro e padrão em todos os furos, facilitando assim a implementação. 

Destaca-se ainda a suspensão dianteira independente, presente nos modelos de 3,5 a 6 toneladas, amplia o conforto a bordo. A suspensão para 9 e 11 toneladas também se destaca. Foi projetada com molas parabólicas, bastante afinada para entregar conforto e robustez.

O sistema de freios traz discos para os modelos de 3,5 a 6 toneladas, e tambores nos 9 a 13 toneladas. São soluções sob medida para o anda e para das grandes cidades, que contam ainda com sistemas de série ABS e EBD.

A combinação de todas essas características faz com que a nova linha Delivery possua o melhor custo total de operação (TCO) do segmento. Os caminhões foram “construídos em cima da balança”, procurando otimizar ao máximo sua carga útil, além de proporcionar maior economia de combustível e menor desgaste de componentes.

Comercialização 
A nova linha de caminhões Delivery estará disponível para aquisição a partir do próximo mês, durante a Fenatran 2017, onde serão um dos grandes destaques da montadora. Já a partir do próximo ano os países vizinhos do Brasil iniciarão as vendas dos novos veículos, com eventos de lançamentos regionais. Os países da América do Sul serão os primeiros a receberem a novidade e a VW Caminhões e Ônibus ingressará, assim, no segmento de mercado mais representativo na região: o de veículos abaixo de 5 toneladas. 

Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus os modelos anteriores continuarão sendo produzidos, com isso a linha Delivery passar a contar com 11 modelos diferentes.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA