Facchini

Randon New R

Força-tarefa fiscaliza o transporte de produtos perigosos

Nesta quarta-feira (16), em São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação em conjunto com fiscais ambientais do IBAMA, na BR 153, na Região de São José do Rio Preto, com objetivo de combater as irregularidades no transporte de produtos perigosos.
A operação contou com oito policiais rodoviários federais e 20 fiscais do IBAMA. E resultou na fiscalização de 103 veículos. Foram lavrados 71 autos de infrações relativos a regulamentação de transporte de produtos perigosos.
Em Rio Largo/AL, a ação contou com a participação da PRF, do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), da Secretaria de Saúde do Estado, dos órgãos ambientais IBAMA e IMA, e da Defesa Civil – coordenadora das ações.
Itens como documento obrigatório, certificado do Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) do motorista, Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos (CIPP), ficha de emergência, simbologia adequada para transporte do produto, além dos equipamentos de proteção individual (EPI) e kit de emergência são obrigatórios e foram focos da fiscalização.
Durante o trabalho, os policiais abordaram mais de 20 veículos que fazem o transporte de produtos perigosos e extraíram quase 50 autos de infração. Nos casos de irregularidades em veículos carregados, tanto o transportador quanto o exportador respondem solidariamente, duplicando-se o número de multas.
Durante os trabalhos um homem, de 58 anos, foi preso porque conduzia um veículo carregado com 26 toneladas de gordura vegetal no tanque que já serviu de transporte de produto perigoso. Como ele não apresentou o Certificado de Descontaminação do tanque, as medidas administrativas foram tomadas pelos envolvidos, o veículo foi conduzido pela equipe do IBAMA até a Sede do órgão em Maceió/AL e o condutor foi conduzido pela PRF até a Delegacia de Polícia Civil de Rio Largo.
FONTE: PRF 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA