Facchini

Randon New R

Volvo apresenta nova série VNL

A Volvo Trucks North América relevou nessa quarta-feira (11) a nova série de caminhões VNL, composta pelos modelos VNL 300, VNL 400, VNL 740, VNL 760 e VNL 860. Segundo a montadora os modelos atendem as operações de longa distância e clientes que buscam eficiência, produtividade e segurança. 
"O novo Volvo VNL baseia-se no nosso compromisso de longa data para oferecer o caminhão de longa distância mais seguro, mais confortável e eficiente no mercado", revelou Göran Nyberg, presidente da Volvo Trucks North America.
Novo design exterior
Os novos modelos VNL chegam ao mercado norte americano com linhas arrojadas e design expressivo. Destacam-se a nova grade frontal e entradas de ar redesenhadas que ampliam o fluxo de ar e auxiliam no resfriamento do motor, o novo conjunto de faróis em LED que recebeu luzes diurnas com design exclusivo Volvo e também a otimização dos chassis, carenagens laterais e linhas da cabine que amplia a aerodinâmica dos novos modelos. Os novos Volvo VNL passam a contar ainda com um novo para-choque de três peças que facilita a manutenção. 
"Os incríveis elementos de design que incorporamos não só ficam ótimos, mas agregam valor para o cliente", comentou Wade Long, diretor de marketing de produtos da Volvo Trucks North America.
Novo interior
No quesito interior a grande novidade da série VNL é a inédita opção de cabine Globetrotter que estará disponível na versão “70-inch” para os modelos VNL 740 e VNL 760. Já o modelo VNL 860 contará com a versão "77-inch".
Tratando-se de conforto e dirigibilidade os novos Volvo VNL receberam um painel totalmente redesenhado, que coloca os controles usados ​​com frequência ao alcance do motorista, contando ainda com uma tela de 5 polegadas que fornece ainda dados de viagem e diagnóstico. A Volvo passa a oferecer ainda a opção de tela de 7 polegadas, com conexão wi-fi, navegação por GPS, aplicativos e uma câmera exterior.
Os novos Volvo VNL contam ainda com um novo sistema de áudio premium e entretenimento composto por Bluetooth, Apple Car Play, entradas USB e 12 volts.
O novo VNL também está equipado com o volante inteligente da Volvo, colocando controles para quase todas as funções na ponta dos dedos do motorista. O volante conta ainda com uma ampla variedade de regulagens de altura, inclinação e posição entregando ao motorista o máximo de conforto durante as operações.  
A Volvo passa oferecer também uma ampla variedade de bancos para o motorista e passageiro, todos com opções de regulagem e recursos especiais como aquecimento e ventilação.
A linha VNL passa a contar ainda com novos armários, iluminação em LED que reduz o consumo de energia, sistemas de controle de aquecimento e resfriamento, bloqueio de portas, alarme de pânico e a inédita opção de beliche. As cabines Globetrotter incluem ainda um pacote aerodinâmico completo, rodas polidas, assentos de alta qualidade, bem como um pacote refrigerador, inversor e refrigerador de estacionamento.
"Nós confiamos nos comentários de quase 2.000 entrevistas de motorista para garantir que as mudanças que estávam a alinhadas com as necessidades dos motoristas", disse Jason Spence, gerente de marketing de produtos da Volvo Trucks. "Os resultados falam por si só: O nosso novo VNL apresenta o ambiente mais confortável e amigável que já construímos".

Motorização
De série os novos Volvo VNL contarão com o motor Volvo D13 de 13 litros com potências de 375 cv a 500 cv. Os modelos Daycab e VNL 400 contarão ainda com a opção de motor D11 de 11 litros com potências de 325 cv a 425 cv. Afim de atender os clientes mais exigentes a montadora oferece ainda como opção o motor Cummins X15 de 15 litros para os novos modelos. Os motores Cummins contam com potências de 400 cv a 565 cv
O Volvo VNL também está disponível com o motor Volvo D13 Turbo Compound (D13 TC) que utiliza um sistema de recuperação de calor de resíduos mecânicos para capturar energia desperdiçada dos gases de escape do motor. O resultado é uma potência adicional de 50 cavalos de potência e uma melhoria na eficiência de combustível de até 6,5 por cento.
Se comparado com as versões anteriores (2015) os novos Volvo VNL entregam uma economia de combustível de ate 7,5 por cento, fruto da nova aerodinâmica combinada o motor D13 TC. 
"Os motores TC D11, D13 e D13 da Volvo oferecem uma incrível combinação de potência e eficiência", disse John Moore, gerente de marketing de produtos Volvo Trucks - powertrain. "Para os clientes que necessitam de uma maior eficiência de combustível, nossos pacotes XE, EXceptional Efficiency, downspeeding estão disponíveis e emparelhados com o Volvo I-Shift".
No quesito transmissão, os novos VNL contam com as opções I-Shift de 12, 13 e 14 machas ou a Allison de 6 machas. 
Segurança
"A Volvo Trucks construiu sua reputação como o caminhão mais seguro na estrada, integrando uma série de sistemas de segurança passivos e ativos", disse Long. "Continuamos com a nova série VNL com várias atualizações para tornar o caminhão ainda mais seguro".
Volvo Active Driver Assist da Bendix, que agora é padrão em todos os modelos Volvo VNL, é um sistema baseado em câmera e radar que combina avisos de mitigação de colisão direta e travagem ativa, mesmo com veículos estacionários. O sistema possui uma exibição de pára-brisa da primeira indústria, se um motorista se aproximar demais de um objeto na frente deles. Se nenhuma ação do driver for tomada, o sistema pode aplicar automaticamente os freios para ajudar a mitigar uma colisão. A tecnologia de estabilidade aprimorada da Volvo, um sistema eletrônico de controle de estabilidade, também é padrão em todos os modelos VNL.
Como todos os modelos da Volvo, a nova cabine da série VNL é construída com aço de alta resistência e excede os requisitos de rolagem Volvo Swedish Cab Safety Test e ECE R-29. O único airbag do lado do condutor padrão da indústria é agora acompanhado por um airbag de rolagem integral montado no assento do lado do condutor.

Conectividade 
Todos os modelos Volvo VNL vêm de série com o Volvo Remote Diagnostics, o hardware de telemática instalado na Volvo, que fornece conectividade para diagnósticos proativos e monitoramento de códigos críticos de problemas de motor, transmissão e pós-tratamento. O mesmo hardware também permite que os clientes executem o software do powertrain e as atualizações de parâmetros no ar com programação remota, o que ajuda a melhorar o tempo de atividade e a eficiência do veículo, reduzindo os custos de tempo de inatividade.
O suporte para caminhões Volvo é fornecido 24 horas por dia, 7 dias por semana, por agentes altamente treinados do Serviço Volvo Action (VAS), que monitoram os códigos críticos do veículo. Se um problema for detectado, os agentes VAS avaliarão a gravidade e fornecerão o contato designado do veículo com informações acionáveis ​​para determinar se deve continuar operando o caminhão ou levá-lo para um serviço imediato.

Os novos Volvo VNL serão produzidos na fábrica de montagem Volvo New River Valley em Dublin, Virgínia, onde todos os modelos Volvo para os EUA estão montados. Os motores Volvo e as transmissões que alimentam cada modelo VNL serão produzidos na unidade de fabricação de força motriz da Volvo em Hagerstown, Maryland.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA