Truckvan apresenta exposição móvel sobre Língua Portuguesa

Com o objetivo de “matar a saudade” do Museu da Língua Portuguesa e incentivar a cultura e a arte dos países que falam o idioma português, a Truckvan desenvolveu uma Unidade Móvel para EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização, transmissão e soluções em energia. A exposição interativa sobre rodas “Energia da Língua Portuguesa” foi inaugurada oficialmente no dia 22 de julho e agora segue para FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a mostra tem ao todo 300 metros quadrados e permite que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Museu da Língua Portuguesa
Em São Paulo, as obras de restauro do Museu da Língua Portuguesa estão a todo vapor. A inauguração está prevista para 2019. Seu acervo, o patrimônio imaterial da língua, continua sendo celebrado com atividades como as do projeto itinerante, que exibirá fotos e informações sobre a reconstrução do Museu. A EDP Brasil, como patrocinadora Máster da restauração, está investindo R$ 20 milhões em três anos. “A Energia da Língua Portuguesa” também apresenta conteúdos desenvolvidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
Energia Limpa
A energia limpa estará presente com o uso de placas solares fotovoltaicas no teto do caminhão. Estão previstos também painéis de LED por toda exposição, lembrando que a ação visa ressaltar a importância da preservação dos recursos naturais e os benefícios do uso eficiente da energia.

Atrações:
O espaço interno do Projeto itinerante conta com várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa:
- ‘Manifesto’: Na entrada, ficará exposto na parede como um tapete e revelará todas as ações que acontecerão no caminhão.
- ‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes conhecerão as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.
- ‘Linha do tempo Brasil X Portugal’. Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.
- ´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais
- ‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.
- ‘Letra por Letra’: o visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um brinde.
- ‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’: Do Museu da Língua Portuguesa, para a Flip, da Flip para o Museu. Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.
- ‘Recite seu Poema’: Para sair do caminhão, teremos captação dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.

Área externa 
As atividades da área externa promoverão cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, puffs e cadeiras e o light painting – com o apoio de uma luz, os participantes escreverão palavras no ar e um fotógrafo as captará. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira ‘Palavra Encantada’ e ‘Língua: Vidas em Português’. O painel ainda reproduzirá informações sobre o percurso da exposição com um infográfico, com o número de pessoas que já passaram pelo projeto itinerante e as cidades percorridas.
FONTE: Truckvan 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário