Fiscalização de madrugada na BR 116 busca prevenir sonolência ao volante em motoristas profissionais

Na madrugada da última sexta (7), a PRF e a concessionária da BR 116 (Auto Pista Planalto Sul) realizaram em Mafra a campanha “Acorda Motorista”. Os caminhoneiros que passaram pela Unidade Operacional da PRF entre zero hora e 3h da madrugada foram abordados e orientados sobre a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência.
Além da orientação, foram fiscalizados equipamentos obrigatórios dos veículos e oferecido um café e um lanche no intuito de estreitar as relações entre esses profissionais, a PRF e a Autopista. A equipe de atendimento pré-hospitalar da concessionária fez uma breve avaliação de saúde como: aferição da pressão arterial e do IMC (índice de massa corpórea) e fatores de saúde que contribuem para o aumento do risco de acidentes. Mecânicos realizaram inspeção veicular nos caminhões, com instalação de adesivos refletivos e troca de lâmpadas queimadas de faróis e lanternas.
Dados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontam que após 19 horas de privação de sono, existe a diminuição de desempenho igual à observada em indivíduos com teor alcoólico no sangue de 0,70 g/l, ou seja, o sono causa a sensação de embriaguez equivalente a seis copos de cerveja ou três de vinho para um homem de 90 kg.
FONTE: PRF 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário