Facchini

Randon New R

Vale a pena relembrar o sucesso da série Carga Pesada

A série Carga Pesada estreou no ano de 1979 inserida dentro do projeto Séries Brasileiras, que tinha como principal foco mostrar a diversidade cultural existente no cenário brasileiro em diversos cantos do país.
A produção foi inspirada no romance Jorge, um brasileiro, de Oswaldo França, que foi transformado em episódio do programa Caso Especial em 1978, e teve Antonio Fagundes vivendo Jorge, o protagonista que enfrentava diversos entraves ao tentar realizar a entrega de uma carga no interior de Minas Gerais.
Em Carga Pesada, os amigos Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia) decidem comprar um dos mais caros e modernos caminhões da época em sociedade, e para pagar as prestações eles começam a fazer entregas de cargas pesadas, passando em diversos trechos e estradas, e até mesmo atravessando vários estados.
De forma simplista, o seriado abordava temas importantes como reforma agrária, condições das estradas, assaltos a caminhoneiros, trabalho escravo, onde os dois protagonistas estavam sempre envolvidos em situações com personagens coadjuvantes que apareciam, no formato procedural.  Ao contrário de Pedro, que era extremamente emocional, agindo na maioria das vezes por impulso e no calor da emoção, Bino era racional e tentava achar formas mais sábias para lidar com as adversidades, enquanto tentava puxar o amigo de volta para a realidade. Com uma vida familiar e afetiva mais estruturada que a de Pedro, ele tinha esposa e filhos, dos quais morria de saudade.
A primeira versão da série, teve duas temporadas levadas ao ar em 1979 e 1980, e voltou ao ar em 2003 em nova versão, mas com os mesmos atores vivendo Pedro e Bino.  Após 22 anos sem pegar estradas em parceria com Pedro, Bino se transformou em dono de uma frota com 3 caminhões. O profissional descobre que está com um câncer e temendo a morte, convoca seu antigo amigo para uma última aventura pelas estradas do Brasil. Pedro, no entanto, não aparenta ter amadurecido muito apesar da idade, pois continua passional, inconsequente e conquistador.
A série durou 5 temporadas, totalizando 62 episódios, um deles escrito por Antonio Fagundes. Em 2010, surgiram boatos de que a Globo Filmes estava planejando fazer um longa metragem baseado na série após o sucesso de Os Normais o Filme, e A Grande Família o Filme, mas o projeto não saiu do papel.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA