Facchini

Seis dicas para cuidar dos pneus do caminhão: A sexta é imperdível

Sabe-se que os pneus estão entre os principais gastos com a manutenção de caminhões, afinal, são eles os responsáveis por sustentar todo o peso da carga além de tracionar o veículo com segurança. 
Para garantir o rendimento, a economia de combustível e a lucratividade do veículo alguns cuidados são fundamentais, assim como a escolha do pneu certo para o transporte rodoviário de cargas. 
Pensando nisso listamos seis dicas fundamentais que se seguidas irão garantir maior durabilidade e retorno financeiro na operação. Confira: 

1 - Aplicação correta
O tipo de aplicação é determinante na escolha do modelo de banda de rolagem mais adequado ao transporte de cargas. A banda é parte do pneu que fica em contato direto com o solo, com desenhos específicos para cada tipo de uso. Dependendo do tipo de estrada, velocidade média e função do veículo, determinado modelo de banda é mais adequada. Entre os tipos estão o rodoviário, regional, urbano, misto e fora de estrada. Portanto leve sempre em consideração as condições de trabalho que o caminhão e seus componentes serão submetidos. 

2 - Balanceamento
A falta de balanceamento causa desconforto ao dirigir, perda da tração e estabilidade, além do aumento no desgaste dos pneus. Portanto, é fundamental balancear as rodas sempre que surgirem vibrações ou a cada revisão.

3 - Alinhamento
Desvios mecânicos podem causar o desgaste prematuro dos pneus. É recomendável alinhar o caminhão em caso de impactos na suspensão, desgastes irregulares, substituição dos componentes da suspensão, se o caminhão estiver puxando para um lado ou a cada revisão.

4 - Calibragem dos pneus
A ausência de uma calibragem correta e periódica pode trazer sérias consequências. A baixa pressão dos pneus acelera o desgaste, aumenta o consumo de combustível, contribui para perda de estabilidade em curvas, deixa a direção pesada, provoca rachaduras e quebras no circunferencial da carcaça e desgasta a rodagem dos terminais de direção. Bater os pneus traseiros é uma prática diária, porém a checagem de calibragem deve ocorrer semanalmente.

5 - Rodízio
O rodízio é indicado para compensar a diferença de desgaste dos pneus. Esse rodízio proporciona durabilidade, eficiência e estabilidade para o caminhão.

6 - Marca correta
Além de seguir todas as dicas listadas anteriormente, é fundamental a escolha de um pneu de uma marca que ofereça uma linha completa para todos os tipos de aplicação, com garantia de qualidade graças aos rigorosos testes de homologação. 
E a Pirelli, é a marca que se enquadra nessas características, com quase 90 anos de atuação no Brasil marcados por tradição e inovação. 
A fabricante oferece uma linha completa de pneus para caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e veículos pesados voltados para a construção civil e uso industrial.
Para confirmar todas essas características a Pirelli realiza uma super promoção entre os dias 15/05 a 15/07 para os clientes da linha Pirelli Truck.
Na compra de pneus, o consumidor terá direito a raspar o cartaz premiado e poderá ganhar prêmios, a promoção funciona assim: 
COMPROU 2 pneus GANHA 1 raspada;
COMPROU 4 pneus GANHA 2 raspadas;
COMPROU 8 pneus GANHA 3 raspadas;
COMPROU 10 ou mais pneus, o cliente GANHA um voucher de reforma Novateck*;
A promoção é válida nos 438 pontos de venda da rede oficial Pirelli espalhadas pelo Brasil. Com início no dia 15 de maio e término no dia 15 de julho. Para saber mais CLIQUE AQUI.

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas  
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA