Facchini

Motoristas que acessam Porto de Paranaguá devem fazer cadastro biométrico

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) está realizando o cadastramento biométrico dos motoristas que circulam no cais do Porto de Paranaguá (PR), porque foi implantado um sistema de reconhecimento das digitais no acesso à área. A medida, segundo a Appa, tem o objetivo de modernizar e aperfeiçoar os procedimentos de segurança.
Para isso, os profissionais precisam se dirigir ao Palácio Dom Pedro II, de segunda a sábado, das 7h às 19h. A estimativa é que cinco mil condutores que circulam nas áreas de importação e de exportação devem fazer o cadastramento biométrico.
O procedimento dura, em média, 20 segundos. Segundo o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, “esse trabalho faz parte de uma série de mudanças que estamos implementando, com os objetivos de modernizar o Porto e gerar mais segurança, conforme instruções nacionais e internacionais”. Ele destaca que “o acesso ao cais já é totalmente automatizado, o que possibilita mais agilidade ao trabalho”.
Atualmente, veículos e pessoas que acessam o cais já precisam passar por credenciamento antecipado. O controle e a autorização para o acesso dos trabalhadores ocorrem por meio de crachá. Já os veículos são controlados por um sistema de reconhecimento das placas, cancelas por radiofrequência e circuito fechado de TV. Com a mudança, o acesso será exclusivamente biométrico, ou seja, com o reconhecimento das digitais.
FONTE: CNT 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA