Falha em balanças gera multa para caminhoneiros

Cinco balanças de aferição de carga localizadas em rodovias das regiões Sul e Centro-Oeste do Estado estariam apresentando falhas nas medições, com variações de até 1.700 kg de um posto para o outro. O problema foi discutido ontem em audiência da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), após sucessivas queixas de caminhoneiros. Foi aprovado um requerimento para que o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) encontre uma solução, sob pena de fechamento das balanças.
O autor do requerimento foi o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB). “Teve caminhoneiro que trouxe 70 autuações que ele recebeu no último mês, de uma única balança. Em outras, ele não é multado. É claro que tem alguma coisa errada. Tem que resolver isso ou fechar”, afirmou.
As cinco balanças sob suspeita estão em Pratápolis (KM 52,6 da MG–344), Arceburgo (KM 9,3 da MG–449) e Alpinópolis (KM 328 da MG–050), no Sul de Minas, e Carmo do Cajuru (KM 109 da MG–050) e Córrego Fundo (KM 5,8 da MG–439), na região Centro-Oeste.
A diretora de Fiscalização do DER-MG, Maria Luiza Monteiro, disse que será montada, a partir desta quarta-feira (24), uma força-tarefa do órgão com o Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem). “Vamos tentar encontrar uma maneira de fazer as verificações da forma mais precisa possível. Só fecharemos a praça se for um caso extremo”.

Tolerância
Margem de erro. Segundo o Ipem, a medição do Peso Bruto Total (PBT) do caminhão tem margem de tolerância de 5%. E na medição por eixo, 10%. É multado quem excede esses limites.
FONTE: O Tempo 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. a balanca da Br 050 depois da divisa de minas com sao paulo a primeira balanca depois do posto fiscal sentido sao paulo,a de luiz antonio sp me multou por escesso de peso na dianteira vazio aquela e a mais errada da historia sempre foi,a da sp 623 km 70 rosana a teodoro sampaio aquele tem que fechar

    ResponderExcluir
  2. Balança de Frutal MG na Br 153 também tem que ser averiguada

    ResponderExcluir
  3. Cubatao qdo fechada multa quem passa por fora.
    Pedro de toledo sp55 é piada.

    ResponderExcluir