Facchini

Randon New R

Transportadoras francesas sofrem com a falta de motoristas

Dezenas de empresas de transporte de cargas e de passageiros francesas, em especial na região do estado de Loire-Atlantique, estão enfrentando um grave problema, a falta de motoristas. Estima-se que apenas para o transporte de passageiros serão necessários 200 novos motoristas esse ano. 
Dentre os fatores que tem contribuído para a falta de motoristas está o desinteresse dos jovens pela profissão, que muitas vezes exige longas horas de trabalho e vários dias longe de casa. Segundo as transportadoras, atualmente os jovens franceses buscam por mais liberdade, tempo e uma profissão que permita chegar em casa todos os dias ao final da tarde. 
Outro fator que tem contribuído para a dificuldade na contratação de novos motoristas é a questão psicológica. Na grande maioria das entrevistas, os candidatos não se demonstram aptos para o ritmo estressante da profissão de motorista, que lidam frequentemente com clientes exigentes. 
No transporte rodoviário de cargas francês está a empresa Transports Williamson localizada na cidade de Nantes. Segundo seu proprietário, Cédric Louérat, a empresa está com vagas dez vagas para motoristas em aberto há varias semanas, mas sem sucesso na contratação. 
Segundo os transportadores franceses uma das soluções para a falta de motoristas seria volta do serviço militar obrigatório, em que os jovens saíam habilitados e com maior interesse na profissão de motorista. A obrigatoriedade do serviço militar é proposta de um dos candidatos que disputarão as eleições francesas na próxima semana. 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA