Facchini

Omnilink aumenta produtividade da Transportadora Americana

A Transportadora Americana, que atua desde 1941 no transporte de cargas do setor farmacêutico, têxtil, eletrônicos, e-commerce, automotivo e outros, trabalha em parceria com a Omnilink há mais de 12 anos. A escolha pelas tecnologias Omniturbo e Omnidual tem possibilitado redução de custos e ganho com produtividade para a companhia em seu processo de crescimento. A empresa, que investe, continuamente, na eficiência logística, faturava R$ 130 milhões e contava com uma frota de 1,1 mil veículos no início da parceria, obteve em 2015, um faturamento de R$ 290 milhões e ampliou sua frota para 1,25 mil veículos - entre próprios e agregados.  
Há 12 anos, a Transportadora Americana se deparou com altos custos relacionados ao rastreamento de sua frota através do uso de sistemas e equipamentos com comunicação via satélite. Após testar diversas soluções do mercado e considerando a recomendação de empresas especializadas em gerenciamento de risco, a companhia optou pela solução Omnilink, atraída por sua flexibilidade e segurança embarcada.
A solução anterior possibilitava a visão do posicionamento do veículo a cada hora e não aplicava o gerenciamento de risco. Com a Omnilink, contratou uma solução com comunicação GSM/GPRS cuja parametrização possibilitou a visão a cada dois minutos da localização dos veículos, além do acionamento da trava de baú e inteligência embarcada, que por sua vez atua independente de operadores, e ainda, um software que possibilitou a integração com sistemas específico que auxiliam nas operações logísticas.
O equipamento da Omnilink identifica automaticamente a disponibilidade de sinal e escolhe o meio de comunicação mais econômico. Sua inteligência embarcada permite que o equipamento trabalhe de forma autônoma, inclusive acionando a comunicação satelital somente se necessário, sem a intervenção humana, essencial para operações que exigem máxima segurança e controle, como é o caso da Transportadora Americana.
Essa foi uma das principais vantagens geradas pelo sistema da Omnilink para a Transportadora Americana, pois possibilitou maior segurança na gestão de risco da carga por meio de uma comunicação constante e eletrônica. Antes os veículos saíam com as portas travadas e era necessário solicitar a autorização na central de atendimento para sua abertura. Esse processo gerava uma fila de chamadas e os operadores precisavam analisar e checar se o veículo estava no local certo. “A partir da nova tecnologia, nós temos um processo completamente automatizado. Quando o veículo chega ao local de entrega, identificada automaticamente sua localização, uma vez configurado para tal, libera-se a abertura das portas. Ganhamos muito em termos de produtividade e agilidade na entrega”, comemora o gerente de sistemas da Transportadora Americana, Dalton Vecchini.
Com a solução da Omnilink integrada ao software próprio da companhia, hoje a transportadora possui melhor visibilidade da localização dos veículos, contribuindo para maior eficiência de suas operações logísticas e atendimento rápido ao cliente. Atualmente, toda a comunicação dos veículos com a base é replicada na matriz. Com o software próprio integrado ao sistema da Omnilink, os gestores podem ver onde estão os veículos de cada filial.
“Fazemos baixa de entrega usando o equipamento rastreador. Por meio da integração, também podemos fazer um check-list do veículo que sai para a entrega e, checar antes de cada viagem, todos os equipamentos com a utilização do teclado do equipamento testando desde buzinas, portas, sensor de engate, travas etc.”, detalha Vechhini.
Com todas as informações registradas em relatórios e integradas de forma automatizada, a Transportadora Americana pode realizar uma melhor gestão de sua frota e manter a comunicação direta com os motoristas por meio de sistema. “Conseguimos chamar atenção em caso de excesso de velocidade ou gerar mensagens de alertas sobre regiões com alto índice de acidente”, enfatiza o executivo.
De acordo com Vecchini, como a comunicação era exclusivamente via satélite era muito cara, os ganhos foram expressivos, porém os benefícios foram ainda mais abrangentes, como integrações, mensagens automáticas, prevenção de acidentes, localização de veículos roubados, entre outros.
Agora, a Transportadora Americana está implementando a nova solução Omnilink: a Omnitelemetria CAN. A expectativa inicial é alcançar uma redução de, pelo menos, 5% no consumo de combustível. “Além disso, como a solução possibilita fazermos um monitoramento do desempenho do motorista, poderemos também reduzir custos com pneus, manutenções, troca de peças, além de redução na avaria de cargas e também prevenção de acidentes”, finaliza Vecchini.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA