Facchini

Mineração representa quase 20% do faturamento da Transpes

Responsável por pouco mais da metade da produção brasileira de minerais metálicos e praticamente um terço da extração nacional de minérios em geral, Minas Gerais se destaca no Brasil e no mundo pela força do setor de mineração. “Além do peso no Produto Interno Bruto (PIB) estadual e brasileiro, a extração mineral tem grande impacto sobre os resultados da Transpes, já que, hoje, quase 20% do faturamento da companhia está atrelado aos serviços prestados às empresas do setor”, afirma o Diretor Comercial Mário Lincoln Costa.
Entre os principais clientes da companhia estão Vale, Usiminas Mineração, Samarco, Anglo American e Anglo Gold. Todos eles são atendidos por uma série de serviços, que vão desde transporte e içamento, até armazenagem e movimentação de cargas. “No caso da Vale, especificamente, somos qualificados para o atendimento de todas as cargas especiais em território nacional, sejam elas Material de Reposição Operacional (MRO), ou investimento em material novo (CAPEX). Realizamos toda a gestão dos pedidos, desde a coleta até a entrega”, detalha Mário.
PARTICULARIDADES
Atualmente, Minas Gerais conta com mais de 300 minas em operação, sendo que, entre as 100 maiores do País, 40 estão no Estado. “A grande dificuldade apresentada pelo setor é justamente o acesso às minas e o atendimento às mais diversas demandas geradas, que vão desde transporte de pneu para máquina até de uma britagem inteira, de 150 toneladas”, explica o Diretor Comercial.
No dia a dia, o transporte inclui cargas como máquinas, correias transportadoras e equipamentos de carregamento. Para realizar as atividades, são utilizados os mais diversos maquinários, indo desde um veículo truck a um equipamento linha de eixo (centopeia).

Mapa da mineração no Estado de Minas Gerais
- Extração de mais de 180 milhões de toneladas / ano de minério de ferro.
- A atividade está presente em mais de 400 municípios mineiros.
- Dos dez maiores municípios mineradores do Brasil, sete estão em Minas, sendo Itabira o maior do País.
FONTE: Transpes 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA