Facchini

Scania pode reconquistar o título de caminhão mais potente do mundo

Mesmo com o lançamento em agosto do ano passado, as especulações sobre a nova geração de caminhões Scania e as possíveis novidades que ainda serão apresentadas não param. Sabe-se que montadora sueca apresentará ainda as linhas P e G. 
A especulação mais recente é de que a Scania pode estar próxima de reconquistar o título de caminhão mais potente do mundo. Segundo o site holandês Iepieleaks, informações de fontes confiáveis diretamente da Suécia, revelam que a Scania está trabalhando no desenvolvimento de uma nova geração de motores V8. 
De acordo com o Iepieleaks os novos motores V8 contarão apenas com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), sistema responsável por elevar a eficiência da combustão, utilizando um catalisador e a solução de Arla 32 para que, por meio de reações químicas, ocorra a redução das emissões de NOx. Com isso a montadora sueca deixaria de lado o sistema EGR (Recirculação de Gases de Exaustão), responsável pela reutilização de parte dos gases de exaustão na mistura diesel e ar durante a combustão, para diminuição dos níveis de óxidos de nitrogênio.
Outra grande novidade da nova geração de motores seria a presença de dois turbocompressores, sendo um deles VGT (Turbocompressor de geometria variável), capaz de operar de diferentes formas de acordo com a velocidade do motor. O turbo VGT tem como destaque a capacidade de trabalhar com baixas temperaturas, tornando-o menos propenso a falhas. 
Com as mudanças, acredita-se que a Scania oferecerá um novo motor V8 com até 760 cv de potência, 30 a mais que o modelo fabricado atualmente, superando assim seu principal concorrente e detentor do título de caminhão mais potente do mundo, o Volvo FH 750. Dentre as outras opções de motores V8 estariam o 520, 580 e 650, sendo o último o mais potente que possa ser combinado e encomendado com transmissão manual.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA