Facchini

Randon New R

Prefeitura de cidade catarinense quer cobrar pedágio de caminhões que circulam pelas ruas do município

A prefeitura da cidade de Três Barras, Santa Catarina, deu início ao estudo de uma proposta inusitada que afetará de forma significativa o transporte rodoviário de cargas no município. A proposta prevê a cobrança de pedágio para caminhões que circulam pelas ruas da cidade, principalmente na região central. 
Segundo a prefeitura não é possível impedir a passagem de caminhões carregados pelas ruas pavimentadas do município, com isso os danos ao pavimento se tornaram frequentes. O prefeito da cidade, Luiz Shimoguiri, comentou sobre a proposta, “Está praticamente intransitável e o município não tem recursos suficientes para constantemente fazer a sua recuperação. Temos que ter uma fonte extra de arrecadação para que isso ocorra”. Segundo a proposta todo o dinheiro arrecadado com a cobrança seria revertido e aplicado na manutenção e conservação das vias do município.
A prefeitura de Três Barras ressaltou ainda que se aplicada a cobrança valerá apenas para caminhões vindos de outras cidades e Estados, e que usam como passagem as ruas e avenidas do município. Veículos emplacados no município ou de propriedade de empresas locais estariam isentos da cobrança de pedágio.
Segundo o prefeito a ideia do pedágio surgiu durante conversações do prefeito com representantes de entidades e de demais segmentos da sociedade. A partir dai um estudo técnico e jurídico será feito, ou seja, até o momento nenhuma decisão foi tomada. 
No caso de viabilidade, a administração municipal pretende debater a proposta com a Câmara Municipal e com os representantes da sociedade civil organizada. “A comunidade será ouvida, terá voz e vez antes de qualquer decisão”, finalizou o prefeito.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA