Ônibus Volkswagen e Caminho da Escola: parceria celebra uma década

O Programa Caminho da Escola completa em março dez anos de sua criação, quando também iniciou a parceria com os ônibus Volkswagen. E não faltam marcos a se comemorar nessa trajetória: hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 1 milhão de estudantes e contribuem com o acesso à educação nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios.
A MAN Latin America é a montadora com a maior frota transportando crianças e adolescentes, graças ao portfólio desenvolvido especialmente para o atendimento ao programa, que reúne atributos como baixo custo operacional e robustez sob medida.
Os modelos Volksbus escolar rural e escolar urbano piso baixo foram definidos com base em um amplo estudo de campo da aplicação para transporte escolar, que foi desenvolvido em parceria com FNDE, que opera o programa, além de universidades, centros de pesquisa, Inmetro, dentre outros.
A linha Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano piso baixo, na faixa de 5 a 15 toneladas. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos antiesmagamento e ainda os dispositivos que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.
“É uma grata missão desenvolver veículos seguros e confortáveis, que garantem a oportunidade de acesso à educação de tantas crianças”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário